segunda-feira, 28 de março de 2016

QUALIDADE INDUSTRIAL E ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME) GOVERNO DE MOÇAMBIQUE REVÊ POLITICAS

O GOVERNO está a rever as políticas de Qualidade Industrial e a Estratégia para o Desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas (PME), a fim de adequá-las às actuais necessidades e desafios do país, que passam por uma indústria que coloque produtos de qualidade no mercado interno e internacional.
Esta revisão visa igualmente aperfeiçoar o Sistema de Normalização e Certificação de Qualidade dos produtos, bem como contribuir para o desenvolvimento e competitividade da indústria nacional.
De acordo com a secretária permanente do Ministério da Indústria e Comércio, Carla Soto, a revisão destes instrumentos “enquadra-se nos esforços do Governo para criar condições para que Moçambique tenha uma infra-estrutura de qualidade e cumpra os requisitos internacionais”.
Carla Soto falava recentemente, na cidade de Maputo, num seminário alusivo aos 23 anos do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ).
Sobre o INNOQ, a secretária permanente referiu que o Governo está a investir no sentido de esta entidade ter equipamento e pessoal para que possa desempenhar o seu papel, nomeadamente a implementação da Política Nacional de Qualidade, através da concretização das actividades de normalização, metrologia, certificação e gestão de qualidade.
Por seu turno, Alfredo Sitoe, director-geral do INNOQ, afirmou que embora a instituição tenha registado significativos avanços nos últimos anos ainda enfrenta enormes desafios.
Um dos desafios tem a ver com a “capacitação dos funcionários para que possam responder à demanda do mercado dos serviços de calibração e verificação de instrumentos de medição nas mais diversas áreas”. 
O evento contou com a participação do vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, que na sua intervenção se referiu ao papel desempenhado pelo INNOQ na certificação e padronização da qualidade dos produtos.
“O INNOQ permite que os nossos produtos e serviços tenham certificação e padronização de ponto de vista metrológico, assegurando assim maior qualidade e confiança do consumidor”, concluiu Agostinho Vuma.
O INNOQ assiste actualmente 97 empresas e cinco laboratórios para fazer calibrações dos instrumentos de medição, tendo já certificado 13 empresas em sistemas de gestão e 4 produtos, para além de possuir 932 normas técnicas aplicáveis a diversas áreas, como por exemplo alimentos, combustíveis, gestão de qualidade, entre outras"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário