terça-feira, 15 de março de 2016

INDIA E ÁFRICA COOPERAÇÃO - XI CONCLAVE INDIA - ÁFRICA INICIATIVA DO EXIM BANK NOVA DELI

AS relações de cooperação económica entre a Índia e os países africanos estão a ser renovadas desde ontem, em Nova Deli, com a realização do XI Conclave Índia – África, numa iniciativa do Exim Bank local, com o objectivo de alargar as trocas comerciais entre as partes.
O encontro, que junta pouco mais de mil delegados entre indianos e de quase todos os países africanos, incluindo Moçambique, o mesmo conta com o apoio do Governo da Índia, através dos Ministérios do Comércio e Indústria e das Relações Exteriores.
Moçambique se faz presente no evento através de uma delegação composta por empresários nacionais com interesses na Índia sob a liderança de quadros do Ministério da Agricultura.
Uma nota da organização do XI Conclave Índia – África, do Exim Bank, distribuída a jornalistas em Nova Deli, refere que na essência, o encontro visa incentivar os exportadores dos dois lados a explorarem as oportunidades que se vão abrindo nos últimos anos.
“A Índia quer aumentar a sua presença em África através de mais investimentos em projectos de desenvolvimento sem, no entanto, impedir a entrada de exportadores africanos no mercado indiano”, refere o documento.
O encontro também vai avaliar os 2534 projectos no valor de 256.630 milhões de dólares norte-americanos que estão a ser implementados em vários países africanos nos últimos dez anos, acrescenta o documento.
Só em Moçambique, por exemplo, foi aplicado um quarto do investimento da Índia em África nos últimos anos, o que corresponde a mais de oito mil milhões de dólares  aplicados em diversas áreas.
Recentemente o embaixador da Índia em Maputo, Ashok Kumar Amrohi, reiterou a intenção de manter e renovar as relações de cooperação entre o seu país e Moçambique, bem como elevar os investimentos em curso.
Segundo a diplomacia indiana, as trocas comerciais entre os dois países representam 2,4 mil milhões de dólares e os investimentos foram para as áreas de energia, agricultura, infra-estrutura, protecção marítima, saúde, educação, entre outras. 
O Conclave vai desenvolver uma plataforma de reforço das relações entre Índia e os países africanos, tal como vem acontecendo desde o ano 2005, quando iniciaram estas negociações inclusivas.
Exemplo disso, é que desde esse período o comércio entre as duas regiões aumentou em mais de 400 por cento. No último Conclave, participaram mais de mil delegados africanos.
ALCIDES TAMELE, em Nova Deli"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário