sexta-feira, 11 de março de 2016

RAGENDRA DE SOUSA O MOÇAMBICANO PROFESSOR DOUTOR DE ECONOMIA, CONSIDERA QUE "MOÇAMBIQUE DEVE INVESTIR NA FORMAÇÃO DE QUADROS", EU DIRIA AINDA CARO AMIGO, INVESTIR MAIS!

“Moçambique deve investir na formação de quadros”, defende Ragendra de Sousa

Economia moçambicana carente de bons gestores
O economista Ragendra de Sousa alerta que o país pode voltar a ser colonizado se não apostar a sério na formação de pessoas. O economista que já tinha avisado que o carvão de Tete iria se transformar em pedra se o seu preço caísse, chama atenção aos moçambicanos, pois o mesmo pode acontecer com o gás.
Ragendra de Sousa foi orador principal no lançamento da revista económica da ex-Primeira-Ministra, Luísa Diogo. No seu estilo académico característico, de Sousa não poupou palavras para despertar aos presentes a necessidade de o país formar quadros para controlarem os recursos minerais. Caso contrário, o economista não vê outro fim, se não o de um Moçambique recolonizado.
“Meu desafio, agora, para endogeneizar a economia, é termos coragem de pegar 20, 30, 50 mil ou seja o que for, metermos no avião e deixarmos ir… Nem que se perca 10%, o país espera quatro ou cinco anos, e tem massa crítica para pegar neste país belo e rico em tudo, menos em capital humano. Se nós não pegarmos no capital humano de forma séria, nós podemos ser recolonizados a custo zero”, frisou de Sousa.
De Sousa considera que o carvão de Tete perdeu valor devido à queda do seu preço no mercado internacional. O economista alerta que o gás do Rovuma pode seguir o mesmo rumo se o país não agir rápido."
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAZMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário