domingo, 20 de março de 2016

ISAURA GONÇALO FERRÃO NYUSI, PRIMEIRA DAMA DE MOÇAMBIQUE, APOIOU VITIMAS DE CALAMIDADES NATURAIS OCORRIDAS EM BOANE COM A DOAÇÃO DE DIVERSOS PRODUTOS.

A Primeira-Dama da República, Isaura Nyusi, prestou apoio à população vítima de seca e vendaval no distrito de Boane através de doação de diversos produtos.
Esta ajuda foi materializa­da pela entrega de 48 to­neladas de produtos di­versos, angariados pelo gabinete da Primeira­-Dama em parceria com grupo de empresários sensibilizados com a causa.
Ao longo da cerimónia, que decorreu semana finda na Sede do Distrito Municipal de Boane, Isau­ra Nyusi agradeceu o compro­metimento de todas as pessoas colectivas e singulares que torna­ram aquele acto possível. Enalte­cemos o esforço e coordenação entre as entidades governa­mentais, não-governamentais, parceiros e lideranças comu­nitárias na busca de soluções sustentáveis para mitigar esta crise, disse a Primeira-Dama.
Mais adiante, apelou às enti­dades e comunidades locais para que haja maior intervenção e ini­ciativas com vista a contrariar a realidade que se vive actualmente naquele distrito.
É tempo de agir com maior rapidez, no sentido de desen­volvermos sub-programas de crédito de ajuda para o traba­lho, com vista à transformação das nossas aldeias e vilas em espaços ecológicos integrados, afirmou a Primeira-Dama da Re­pública.
Ainda falando da criação de espaços ecológicos, Isaura Nyu­si disse que nesses sítios devem convergir todas as acções de com­bate à fome e à pobreza, que vão desde a produção agrícola, com destaque para culturas tolerantes à seca, criação de animais de pe­quena espécie, aquacultura, pro­cessamento e comercialização, acesso à rede de equipamentos sociais e segurança para as zonas rurais.
No evento o Presidente do Mu­nicípio de Boane, Jacinto Loureiro, manifestou a sua satisfação em relação ao gesto do Gabinete da Primeira-Dama da República de ajudar as pessoas carentes e reve­lou que Boane se sente privilegia­do pois, aquela constituía a tercei­ra vez que a esposa do Presidente da República visitava o distrito. Em nome da população local, Ja­cinto Loureiro agradeceu o apoio.
Em Boane, a esposa do Pre­sidente da República visitou igualmente famílias chefiadas por idosos e cujas casas foram des­truídas pelo vendaval. Para além de proceder a entrega de produtos alimentares e de higiene a estas famílias, Isaura Nyusi confortou as famílias e encorajou-as a con­tinuarem a enfrentar as diferentes dificuldades com muita fé.
Texto de Luísa Jorge"
FONTE: JORNAL DOMINGO DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário