segunda-feira, 28 de março de 2016

NHAMATANDA INAUGURADO REGADIO MUDA MASSEQUECE PELA GOVERNADORA DA PROVINCIA DE SOFALA HELENA TAIPO

MAIS de 80 mil produtores do distrito de Nhamatanda, na província de Sofala, dispõem desde semana finda de um regadio com capacidade para 5500 hectares.
Trata-se do regadio de Muda Massequece, inaugurado quinta-feira pela governadora da província de Sofala, Helena Taipo, e que foi construído no âmbito da Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI), com o objectivo de apoiar o aumento da produção e do comércio de produtos agrícolas.
Intervindo na inauguração da infra-estrutura, Helena Taipo explicou que o Governo pretende desenvolver iniciativas inovadoras e sustentáveis de produção orientada para o mercado.
“Este empreendimento foi construído no âmbito dos esforços que o nosso Governo tem estado a envidar para apoiar as comunidades nas diversas áreas, incluindo produção agrícola como estamos a testemunhar”, explicou a governante.
O empreendimento custou um total de 1.175.667 de meticais, disponibilizados pelo Banco Mundial e pelo Governo japonês.
Usando da palavra, o representante dos camponeses beneficiários do regadio, David Alficha, assumiu que o Governo ajudou a resolver os principais problemas que afectam a agremiação.
“Estamos felizes por o Governo nos ter ajudado. Assim poderemos aumentar as nossas áreas de cultivo e aumentar a nossa renda”, congratulou-se.
David Alficha referiu que a sua organização, que conta com 60 membros, na sua maioria mulheres, produz cana sacarina, que é matéria-prima para a produção de açúcar.
O coordenador de PROIRRI em Sofala, Manuel Magombe , disse, por seu turno, que o empreendimento entregue é o primeiro de muitos outros que ainda se vão colocar à disposição dos camponeses, devendo irrigar nove mil hectares."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário