quinta-feira, 31 de março de 2016

ERÁTI DISTRITO DA PROVINCIA DE NAMPULA MOÇAMBIQUE DINAMIZA RECURSOS MINERAIS, HIDRICOS; AGRICULTURA E TURISMO

O DISTRITO de Eráti, na província de Nampula, está a implementar uma estratégia visando assegurar a exploração sustentável das potencialidades existentes, sobretudo nos domínios dos recursos minerais e hídricos, turismo e agricultura.
Tal estratégia preconiza, entre outros aspectos, a manutenção de estradas do distrito, que constituem a principal fraqueza para a transformação do potencial em riqueza para a população local.
Araújo Momade, administrador de Eráti, referiu que no que respeita à manutenção de estradas o seu Governo vai recorrer a experiências bem-sucedidas noutros pontos do país.
“Na manutenção das vias de acesso aprovámos o envolvimento de 1200 beneficiários inscritos no programa de acção social produtiva. As pessoas envolvidas nos trabalhos contarão com o apoio do equipamento que o distrito possui, nomeadamente tractores e niveladoras. O trabalho vai iniciar em finais de Maio”, explicou Araújo Momade.
Nas obras serão priorizadas três troços, nomeadamente Namapa-Namiroa, Alua-Namiroa e Namapa-Odinepa, um triângulo no qual se localizam os entroncamentos para as localidades que também serão intervencionadas.
O programa de acção social produtiva é financiado pelo Banco Mundial. A implementação da sua estratégia pelo país está descentralizada para as delegações do Instituto Nacional de Acção Social (INAS).
O Governo de Eráti está apostado em transformar o distrito numa referência na produção de tomate. Tratando-se de um condimento indispensável na cozinha, a sua comercialização contribui para o incremento da renda das famílias de camponeses e do Estado.
Araújo Momade referiu que o distrito de Eráti possui vastos recursos hídricos para materializar o projecto de produção de tomate em moldes comerciais, destacando as margens das bacias do rio Lúrio e Namapa.

Sem comentários:

Enviar um comentário