quinta-feira, 24 de março de 2016

AEROPORTOS DE MOÇAMBIQUE: INVESTEM MAIS DE TRÊS MILHÕES DE METICAIS EM INFRA ESTRUTURAS COM RECURSO AO ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO E E DA AGÊNCIA FRANCESA DO DESENVOLVIMENTO

A EMPRESA Aeroportos de Moçambique (ADM) prevê realizar ao longo deste ano investimentos em infra-estruturas aeroportuárias no valor de pouco mais de três mil milhões de meticais.
Para o financiamento deste plano de investimento, que inclui também a aquisição de equipamentos e sistemas, esta empresa pública deverá contar com fundos oriundos do Orçamento do Estado e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Com efeito, segundo dados contidos na Lei do Orçamento de 2016, para a reabilitação de pistas de aterragem serão investidos até ao final do ano pouco mais de 1,1 mil milhões de meticais e igual montante para as obras de construção e modernização de edifícios, para além de 423 milhões para a componente estudos e projectos.
Enquanto isso, na rubrica de manutenção das pistas, vedação e acessos e edifícios serão aplicados 350 milhões de meticais, ao passo que na de construção de tanques nos aeroportos devem ser aplicados 15 milhões de meticais.
Segundo a mesma fonte, em 2016 prevê-se que as receitas da ADM irão superar em 100 por cento as previstas para o ano passado, enquanto as despesas poderão crescer em 79,78 por cento.
Refira-se que as receitas totais arrecadas nos primeiros seis meses do ano passado corresponderam a um cumprimento de 87,69 por cento em relação ao previsto, tendo suportado 74,66 por cento das despesas da empresa.
Como forma de acompanhar a dinâmica do crescimento do país, suportada fundamentalmente pela emergência de recursos naturais, de há uns anos a esta parte Moçambique tem vindo a investir na ampliação e modernização das suas infra-estruturas aeroportuárias, como forma de dar vasão à crescente procura.
Foi nesta senda que quase todos os principais aeroportos do país, incluindo o da capital moçambicana, beneficiaram de obras de reabilitação. Teve lugar a edificação do Aeroporto de Nacala, na província de Nampula, com uma capacidade para receber pouco mais de 500 mil passageiros e cinco mil toneladas de carga por ano. Este aeroporto é tido como estratégico para a redução do tempo de voo na ligação entre a África Austral e outras partes do mundo."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário