terça-feira, 1 de março de 2016

SECTOR DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE MOÇAMBIQUE INDICADOR DE CONFIANÇA RECUPEROU LIGEIRAMENTE

O INDICADOR de confiança do sector de produção industrial recuperou, ligeiramente, em Janeiro, tendo o seu saldo continuado acima da média da sua série temporal.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a confiança favorável neste sector foi influenciada pelo aumento extraordinário das perspectivas de emprego, situação registada numa perspectiva de queda da procura e da actividade actual.
Porém, ainda de acordo com o INE, o volume de negócios aumentou num ritmo abaixo, facto justificado pela diminuição dos stocks, num clima de preços futuros com perspectiva de aumento no mesmo período de referência.
Cerca de 41% das empresas deste sector tiveram constrangimentos no período em análise, o que representou 1% de aumento de empresas com constrangimentos face ao mês anterior.
Vários factores continuaram a afectar o sector industrial, de electricidade e água, destacando-se a concorrência, a falta de matéria-prima e os outros factores não especificados, como obstáculos mais importantes.
Entretanto, o indicador de confiança empresarial do sector da construção que inclui obras públicas recuperou consideravelmente, interrompendo assim a situação desfavorável que se vinha verificando desde o mês de Novembro de 2015.
“A apreciação favorável do indicador do sector em análise foi influenciada pelo incremento, fora do comum, da carteira de encomendas que estabeleceu um novo máximo da sua série cronológica e pela perspectiva de aumento de emprego, o que permitiu suplantar a baixa perspectiva de facturação no mesmo período de referência”, lê-se no “Indicadores de Confiança e de Clima Económico”, uma publicação periódica do INE.
Enquanto isso, o indicador de confiança do sector do comércio (que abrange o comércio por grosso e a retalho, manutenção e reparação de veículos automóveis) registou um aumento substancial se comparado com o mês anterior, interrompendo assim o ciclo de estabilidade que se vem registando nos últimos dois meses da sua série temporal.
Essa recuperação deveu-se, segundo o INE, à apreciação positiva de todos os componentes do indicador do sector, com maior destaque para o aumento extraordinário da actividade actual no mesmo período em análise."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário