sábado, 12 de março de 2016

BEIRA CIDADE E CAPITAL DA PROVINCIA DE SOFALA, MOÇAMBIQUE: CAPITAL DA CULTURA 2016, FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA FNC FASE FINAL DECORRERÁ EM AGOSTO

O Ministro da Cultura e Turismo (MICULTUR), Silva Dunduro, que ontem declarou a cidade da Beira “capital da cultura-2016”, considerou que a fase final do IX Festival Nacional da Cultura (FNC) a ter lugar nesta cidade em Agosto do corrente ano será um momento de festa, de demonstração da diversidade e de celebração e exaltação da moçambicanidade.
Usando da palavra no lançamento deste evento nacional, que terá algumas realizações no município do Dondo, há 30 quilómetros da Beira, Silva Dunduro recordou no entanto, que o IX FNC iniciou a sua marcha com a inscrição de vários artistas e grupos culturais que irão competir nas fases dos postos administrativos, distritais e provinciais mostrando o seu talento e perícia na produção e execução de produtos artístico-culturais.
O Ministro da Cultura e Turismo contextualizou o IX FNC, afirmando que o evento se realizava num ano em que o mundo e a região austral de África enfrentam constrangimentos de conjuntura macroeconómica sobre os quais Moçambique não constitui excepção.
Defendeu, entretanto, que tais constrangimentos devem ser encarados como desafios e transformados em janelas de oportunidades para a superação, pois uma das soluções apontadas para reverter o cenário de abrandamento do crescimento económico é a diversificação da economia em que o sector da Cultura e Turismo é inequivocamente uma das áreas de actividade que pode e deve garantir essa diversificação.
“As actividades realizadas no sector da Cultura e Turismo têm o condão de, cada vez mais, contribuir para o crescimento do Produto Interno Bruto na medida em que a cultura é um recurso inesgotável pois onde há homem existe cultura, isto é, ela é indissociável a existência humana”- sustentou o Ministro Dunduro.
Dirigindo-se de modo particular aos fazedores das artes e cultura, o titular da pasta da Cultura e Turismo defendeu que com as suas criações nas mais diversificadas áreas como o artesanato, a música, as artes plásticas, a dança, o cinema e a literatura inspiravam os moçambicanos a cultivarem o espírito de diálogo mútuo e de reconciliação nacional.
Tendo em conta o momento difícil que o país atravessa, caracterizado por fenómenos naturais como a seca e as cheias, o Ministro da Cultura e Turismo apelou aos artistas nacionais, promotores e gestores a revitalizarem a sua onda de solidariedade de modo a prover e reconfortar os compatriotas atingidos.
“FNC EXPRESSÃO DA CIDADANIA” - HELENA TAIPO
Entretanto, a governadora da província de Sofala, Maria Helena Taipo, intervindo no acto, defendeu que o FNC era um evento de sublime importância e de elevada expressão da cidadania moçambicana, pois exaltava e glorificava as tradições culturais milenares formadas e cristalizadas ao longo de séculos.
“A realização do IX FNC é para nós uma estratégia efectiva de diversificação da oferta histórica que pode propiciar a captação de novos segmentos de procura e renovação do interesse dos visitantes e turistas nacionais e estrangeiros”- defendeu Taipo.
Fez questão de recordar os diferentes destinos turísticos de que a província de Sofala dispõe, como o Corredor de Desenvolvimento da Beira, o ecoturismo do Parque Nacional da Gorongosa, as terras húmidas da Reserva Nacional de Marromeu, as grutas de Nhamatope, em Cheringoma, a pedra de Sena e o Santuário de Muenhe Mucuro, no Búzi, que despertam a curiosidade e o interesse de visitar.
A governadora de Sofala usou igualmente a oportunidade para convidar, em face do momento que o pais vive, os artistas a juntarem-se aos esforços do Governo e de toda a sociedade na mitigação dos fenómenos como as cheias, seca, ventos fortes e ameaças à paz.
Reiterou, por outro lado, os seus apelos a Renamo e ao seu líder, Afonso Dhlakama, para porem fim as hostilidades militares esperando para breve o dialogo sem pré-condições com o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, para a manutenção efectiva da paz no país.
A cerimónia de lançamento do IX Festival Nacional de Cultura começou logo pela manha de ontem com uma marcha que saiu da Praça de Independência, terminando no Centro Universitário e Cultural (CUCA) onde foram exibidas diversas manifestações culturais entre as quais a música, o teatro, a dança, a literatura e a gastronomia.
Nos seis meses que vão se passar até a realização do FNC em Agosto, vão decorrer as fazes dos postos administrativos, distritais e províncias.
Eliseu Bento"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário