Cidade da Praia, 12 Ago 2021 (STP-Press) – A ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Edite Tem Jua, disse esta quarta-feira ser importante que os seus governantes venham a Cabo Verde, mas também que é necessário que os dirigentes cabo-verdianos visitem São Tomé e Príncipe.

De acordo com InforPress, Edite Tem Jua, que tem também as pastas da Cooperação e Comunidades, falava à imprensa na cidade da Praia, à saída de um encontro com o vice-primeiro-ministro cabo-verdiano, Olavo Correia, no âmbito da visita que está a efectuar a Cabo Verde entre os dias 09 e 12 de Agosto.

“Tivemos a oportunidade de várias áreas. A questão digital, da formação, nossas parcerias… São vários aspectos que tivemos a oportunidade de discutir e, no fundo, fazer um pouco um apanhado daquilo que foram as várias visitas que já tive a oportunidade de fazer desde a minha chegada a Cabo Verde”, disse.

A governante destacou ainda, e acima de tudo, uma “vontade muito grande” de reforço da cooperação entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

“Isto é um ponto fundamental, isso é o acento tónico de toda a nossa conversa. Dizer que é importante também que venhamos a Cabo Verde, mas também necessário que os dirigentes cabo-verdianos também nos visitem em São Tomé e Príncipe”, acrescentou.

Edite Tem Jua sublinhou ainda que São Tomé e Príncipe tem uma grande comunidade de cabo-verdianos e de descendentes de cabo-verdianos e que, por isso, deve se manter um diálogo constante sobre isso.

“Embora nós tenhamos a cooperação, nós somos estados insulares e associado a isso há vários assuntos que têm de ser tratados. Mas, o nosso maior capital são as pessoas, as comunidades. Isso é sempre o foco das nossas conversas”, finalizou.

Nesta quinta-feira, 12, a ministra vai estar na ilha do Sal, para se inteirar da situação da comunidade são-tomense local

Na ilha turística, Edite Tem Jua terá também a oportunidade de conhecer as Salinas de Pedra de Lume, devendo de seguida, almoçar no restaurante daquela localidade piscatória, oferecido pelo edil Júlio Lopes.

No período da tarde, a chefe da diplomacia são-tomense tem agendado um encontro com a comunidade são-tomense radicada no Sal, e uma conferência de imprensa conjunta com o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano.

A delegação comandada por Edite Tem Jua deverá partir, ainda hoje, para o Aeroporto Amílcar Cabral, de regresso à casa, por volta das 22:00, num voo marcado para sair às 00:15.

Fim/Inforpress"

FONTE STP PRESS