sexta-feira, 20 de agosto de 2021

BEIRA, CAPITAL DA PROVINCIA DE SOFALA, MOCAMBIQUE, COMPLETA HOJE 20 DE AGOSTO DE 2021, 114 ANOS, PARABENS!

 

A CIDADE DA BEIRA PROVINCIA DE SOFALA, FAZ HOJE 114 ANOS, PARABENS!

Beira é uma cidade de Moçambique, capital da província de Sofala. A localidade tem o estatuto de cidade desde 1907.

A povoação foi fundada pelos portugueses em 1887, numa área conhecida pelo nome de Aruângua,[5] e logo suplantou Sofala como principal porto no território da atual província de Sofala. Originalmente chamada Chiveve, o nome de um rio local, foi rebatizada para homenagear o Príncipe da BeiraDom Luís Filipe, primogénito de D. Carlos I que, em 1907, foi o primeiro membro da família real portuguesa a visitar Moçambique, trazendo de Lisboa o decreto real que elevava a Beira à categoria de cidade.[6] Tradicionalmente, o príncipe herdeiro de Portugal levava o título de Príncipe da Beiraprovíncia histórica de Portugal.

Beira é a segunda maior cidade de Moçambique, logo após a capital do país, Maputo. Esta cidade alberga o segundo maior porto marítimo de Moçambique, banhado pelo Oceano Índico. O porto da Beira presta serviço ao transporte internacional de cargas de e para Moçambique. O Corredor da Beira liga o porto da cidade com os países do chamado "hinterland" como o Zimbabwe e a Zâmbia.

A província de Sofala situa-se na região centro do país, numa reentrância do canal de Moçambique. A sua capital é a cidade costeira da Beira, localizada a cerca de 1190 km a norte da cidade de Maputo, capital do país. Esta província está dividida em 13 distritos e possui, desde 2013, cinco municípios: Beira, Dondo, Gorongosa, Marromeu e Nhamatanda. Localizada no centro de Moçambique, Sofala partilha a norte e a nordeste o rio Zambeze com as províncias de Tete e da Zambézia. Já a leste, a província está limitada pelo Oceano Índico. A sul é separa pelo rio Save da província de Inhambane enquanto a oeste está ligada à província de Manica.

Nesta Provincia de Sofala, temos ainda O IMPAR PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA, EM BIODIVERSIDADE NA SUA FAUNA E FLORA, QUICA,  ÚNICO A NIVEL MUNDIAL.

Cidades-irmãs

A Beira mantém geminações com as seguintes localidades:

·         Portugal Sintra, Portugal (2009)

·         Portugal PortoPortugal[1]

·         Reino Unido BristolReino Unido (desde 1990)[21]

·         Itália PáduaItália

·         Brasil AracajuBrasil

A Beira é portadora de um riquíssimo património cultural, histórico, artístico e arquitetónico, sendo uma das mais importantes cidades do país nesses aspectos, fato que pode ser observado na música, nos edifícios históricos, na culinária, na dança, etc.. Alguns dos patrimónios edificados mais importantes são: Casa dos BicosEstação Ferroviária da BeiraCatedral da Beira e o Farol do Rio Macuti. Hoje com parque ajardinado envolvendo o Chiveve entre o porto da Beira e o centro da cidade, locais apelativos e de lazer a não desperdicar a sua visita.

A Beira enquanto cidade e capital da Provincia de Sofala, esta hoje com o primeiro Governador eleito, popular e carismático, o da malta, Governador Lourenco Ferreira Bulha e a cidade com o seu Edil Albano Carige António, identificam-se com um histórico, cultural e social passado marcante na Provincia de Sofala ou na sua capital e cidade da Beira, como Luis Vaz de Camoes, António Menano, José Afonso, entre outros,  onde muitas pessoas de oposicao ao regime colonial por aqui passaram, factos determinantes à mudanca desse regime a milhares de kilometros de distancia em Lisboa, foram sem dúvida o encerramento do Grande Hotel da Beira, a GREVE DOS CINEMAS, versus construcao do NOVOCINE, os tumultos na Messe de Oficiais em 17 de Janeiro de 1974, rumo ao 25 de Abril de 1974.

Pelo que como já vi escrito em algures afirmar “A cidade da Beira  a nivel turistico com poucos pontos de interesse”, VALHA-NOS A SANTA IGNORANCIA!

VENHA VISITAR-NOS À CIDADE DA BEIRA, E LOGO VERÁ, CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!

FONTES: DW, WIKIPEDIA, DIVERSAS ( Incluindo o autor do Blog)

Sem comentários:

Enviar um comentário