domingo, 1 de agosto de 2021

MARCELO REBELO DE SOUSA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE PORTUGAL PARTICIPOU NO BRASIL NA INAUGURACAO DO MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA, PARABENS BRASIL, PARABENS PORTUGAL!

 

São Paulo

Objetivo da visita ao Brasil é cultural e não político, diz Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de encontros políticos esteja relacionada com as eleições presidenciais brasileiras de 2022.

"O objetivo é essencialmente a inauguração do Museu da Língua Portuguesa, que é um grande momento, grande momento", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas à chegada ao hotel, no primeiro de quatro dias de visita que incluiu ainda na sexta-feira em São Paulo (madrugada de sábado em Lisboa) um encontro restrito com o ex-presidente Lula da Silva.

Questionado pelos jornalistas, o Presidente Português rejeitou que a agenda de encontros políticos, que inclui ainda reuniões com outros ex-chefes de Estado e uma audiência com o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tenha como fim preparar terreno para o resultado que venha a sair das eleições presidenciais de 2022.

"Não tem nada a ver com isso. A cultura, neste momento, tem um papel fundamental na convergência entre Portugal e o Brasil e esta reinauguração é um grande momento cultural, que vai para além de Portugal e Brasil", disse Marcelo Rebelo de Sousa, assinalando que também o chefe de Estado cabo-verdiano estará na inauguração.

Por isso, sublinhou, esta visita "tem a ver com a realidade da língua portuguesa no mundo e isso envolve responsáveis portugueses, mas também brasileiros, como antigos chefes de Estado".

"São muitos e proporcionou-se poderem encontrar-se com o presidente da República portuguesa num momento culturalmente importante", reforçou.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa, que aterrou na base aérea de São Paulo cerca das 18 horas locais de sexta-feira (mais quatro horas em Lisboa), ocorre numa altura em que a popularidade do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está em queda e cresce a contestação às suas políticas, nomeadamente à forma como lidou com a pandemia de covid-19.

Depois de uma passagem pelo hotel, o Presidente português está agora reunido num encontro restrito com Lula da Silva, na residência do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo.

Durante a visita de quatro dias ao Brasil, além de Bolsonaro e Lula, o chefe de Estado português tem encontros previstos com os antigos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer.

A viagem de Marcelo Rebelo de Sousa vai dividir-se entre São Paulo, onde no sábado participa na reinauguração do Museu da Língua Portuguesa e tem previstos os encontros com os ex-chefes de Estado brasileiros, e a capital, Brasília, onde será recebido por Jair Bolsonaro.

No sábado, o dia mais intenso da viagem, Marcelo Rebelo de Sousa participa na cerimónia de reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, reconstruído com a ajuda de Portugal após o incêndio de dezembro 2015, e tem vários encontros, nomeadamente com o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, com o ex-presidente brasileiro Michel Temer e com representantes da comunidade portuguesa.

No domingo, já em Brasília, Marcelo Rebelo de Sousa visita a exposição "Oréades", na Chancelaria da Embaixada de Portugal, e, finalmente, na segunda-feira tem um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e com o Presidente Jair Bolsonaro."

FONTE: JORNAL NOTICIAS DE PORTUGAL.

Sem comentários:

Enviar um comentário