domingo, 22 de agosto de 2021

MOREIRA CHONGUICA , JAPAO ATRIBUI - LHE A COMENDA DE "PROMOCAO DE ENTENDIMENTO MÚTUO ENTRE JAPAO E MOCAMBIQUE", CIDADAO MOCAMBICANO INCONTORNÁVEL DA CULTURA E JAZZ DE REFERENCIAL MUNDIAL, PARABENS AMIGO!

 *Moreira Chonguiça atribuído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão a Comenda de Promotor de Entendimento Mútuo entre Japão e Moçambique* 

20 de Agosto de 2021

O Governo do Japão através do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão atribuiu a Moreira Chonguiça no dia 20 de Agosto de 2021, a Comenda de “Promoção de Entendimento Mútuo entre Japão e Moçambique” segundo o comunicado de imprensa publicado no site oficial daquele Ministério https://www.mofa.go.jp/press/release/press6e_000321.html .

Este ano, as Comendas serão concedidas a 177 indivíduos e 41 grupos (22 indivíduos e 5 grupos residem no Japão e 155 indivíduos e 36 grupos residem no exterior). Moreira Chonguiça é o único moçambicano contemplado entre os 155 indivíduos premiados de vários países de todos os continentes ao lado de Presidentes da República, diplomatas, académicos, pessoas de negócio, filantropos, políticos, entre outros.  

Os contemplados receberão um certificado de prémio e os indivíduos receberão um presente comemorativo. A cerimónia que normalmente ocorre anualmente não será realizada este ano, devido à disseminação da nova variante do coronavírus (COVID-19).

As Comendas do Ministro dos Negócios Estrangeiros são concedidas a indivíduos e grupos com realizações notáveis em campos internacionais, a fim de reconhecer suas contribuições para a promoção da amizade entre o Japão e outros países e áreas. As Comendas visam também promover a compreensão e o apoio do público japonês às actividades dos destinatários.

Nesta ocasião, o Ministério também concederá as Comendas do Ministro dos Negócios Estrangeiros de “excelente Chefs” para Embaixadores/Cônsules Gerais do Japão. Será um total de 10 Chefs que receberão as comendas por suas habilidades e contribuições excepcionais e terão o título de “Excelente Chef Executivo para Embaixador/Cônsul Geral do Japão”. As Comendas do Ministro dos Negócios Estrangeiros para os chefs e o título são concedidos em reconhecimento à importância das contribuições dos chefs para as actividades diplomáticas e também para facilitar o recrutamento de chefs altamente qualificados no futuro.

Recorde-se que Moreira Chonguiça foi indicado e tomou posse em Kyoto, Japão, a 1 de Março de 2018, através da Embaixada do Japão em Moçambique, como Membro do Conselho da Kenjin-Tatsujin International Advisory Council (Conselho Consultivo Internacional Kenjin-Tatsujin) para a “Ashinaga Africa Initiative” (http://en.ashinaga.org/), durante a realização da Terceira Assembleia Geral da Kenjin-Tatsujin International Advisory Council. 

Ashinaga é uma organização sem fins lucrativos fundada há 50 anos, baseada em Tóquio, Japão, sob direcção do seu fundador e actual Presidente Yoshiomi Tamai. Esta organização fornece  financiamento educacional e apoio emocional a crianças órfãs que sofreram a perda de um ou ambos os pais ou responsáveis por doenças, acidentes, suicídios e desastres, incluindo o terremoto e o tsunami do Grande Oriente no Japão. Além disso, Ashinaga amplia a sua assistência às crianças com pais e responsáveis que sofrem de graves deficiências.

Na qualidade de Patrono do Orfanato Aacosida (Associação dos Amigos de Crianças Órfãs de Sida), Moreira Chonguiça organizou a 21 de Outubro de 2020 uma conferência de imprensa de assinatura de acordo de financiamento de apoio entre Sua Excelência KIMURA HAJIME (Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão em Moçambique) e o orfanato. O apoio foi concedido às crianças órfãs do Orfanato Aacosida no valor de USD 25.781,00 no âmbito do Programa de Assistência a Projectos Comunitários e Segurança Humana. Moreira Chonguiça colabora e troca experiências desde 2005 com cerca de 79 crianças órfãs lideradas pelo Sr Dumissane Joseph Macamo. A assinatura do acordo de financiamento contou com a presença da Sra Maria Amélia Tembe (Directora Distrital dos Serviços de Saúde Mulher e Acção Social da Matola), Sra Victoria Mwaniki (Directora Geral do Radisson Blu Hotel & Residence).

Mencione-se que este apoio por parte da Embaixada do Japão é resultante da realização de um concerto realizado no dia 7 de Março de 2020 inserido no Programa de Intercâmbio Cultural entre Japão e Moçambique “Amizade Japão-Moçambique” onde o More Jazz Big Band tocou algumas músicas e a equipe da JICA (Japan International Cooperation Agency) tocou algumas músicas conhecidas no Japão para divulgar a cultura japonesa e alegrar as crianças do Orfanato. Houve também um momento de demonstração da música tradicional da Província de Okinawa, que se situa a sul do Japão. O evento contou com a presença do Embaixador do Japão em Moçambique, colaboradores da Embaixada do Japão e representantes de instituições japonesas em Moçambique. 

As obras de melhoramento do Orfanato foram realizadas com sucesso e este foi inaugurado com nova imagem a 21 de Junho de 2021.   

MOREIRA CHONGUIÇA
#vamosvencer #inculturewetrust

Sem comentários:

Enviar um comentário