Texto: Manuel Dênde ** Foto: Lourenço Silva 

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 25 Ago. 2021 (STP-Press) – São Tomé e Príncipe acaba de ser eleito para Vice-Presidente do Comité Regional da OMS para África. 

A luz da reunião de três dias e que decorre por vídeo-conferência, o País toma parte na reunião, através do seu ministro da Saúde, Edgar Neves acompanhado de alguns quadros do seu Ministério, e da Representante da OMS em São Tomé e Príncipe, Anne Marie Ancia. 

Após a conclusão da primeira sessão, Edgar Neves mostrou-se bastante satisfeito ante este sucesso diplomático, pontuando que “trata-se de uma enorme responsabilidade fazer parte da liderança do Comité [da OMS para África]”. 

Segundo este responsável, “é sempre bom integrar esta estrutura, pois, vai-nos permitir tomar parte em múltiplas situações, nomeadamente a discussão de financiamento [para determinados projectos para a saúde no País]”. 

Falando a propósito da reunião, a Embaixadora da OMS em São Tomé e Príncipe, a francesa Anne Marie Ancia deu a entender que concorreu para eleição de São Tomé e Príncipe para segundo Vice-Presidente do Comité Regional da OMS em África, o facto de o País integrar o lote dos cinco Estados com a melhor cobertura vacinal anti-Covid-19 no continente. 

Nessa reunião de três dias e onde participam também o Director-geral da OMS, o etíope Adhanom Ghebreyesus e a Directora Regional da organização para África, a rwandesa Matshidiso Moeti, discute-se medidas visando o reforço do combate ao Covid-19, VIH SIDA, malária e tuberculose em África. 

O governante São-tomense, nessa reunião, apresentou estudos sobre a evolução do Covid-19 em São Tomé e Príncipe e as incidências de outras doenças, das quais o paludismo. 

Sublinha-se que a sede da Organização Mundial da Saúde para África está sediada em Brazzaville, capital da República do Congo, um País localizada na sub-região de África central. 

Edgar Neves, formado em medicina em Cuba exerce há mais de dois anos a função de ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe. 

Fim/MD/LM"

FONTE: STP PRESS