Texto: Ricardo Neto ** Foto: Lourenço da Silva

São-Tomé, 17 Ags 2021 ( STP-Press ) –  A Assembleia Nacional, o Parlamento são-tomense acaba de aprovar a data de 5 de Setembro para a realização da 2ª volta das eleições presidenciais a serem disputadas por Vila Nova do ADI e Posser da Costa do MLSTP, os mais votados no escrutínio de  18 de Julho.

Aprovada com 28 votos dos partidos no poder, a data de 5 de Setembro contou com 23 votos favoráveis do MLSTP-PSD e 5 da coligação PCD-MDFM-UDD, contrapondo aos 23 votos contra do ADI, um do deputado Movimento Cidadão Cauê enquanto um deputado do ADI optou pela abstenção.

A data de 5 de Setembro surgiu numa proposta apresentada em plenária pela bancada do MLSTP-PSD deixando cair uma anterior data de 29 de Agosto proposta inicialmente pela Comissão Eleitoral Nacional, tendo o partido proponente alegado um prazo mais razoável para a organização do acto eleitoral tendo em conta alguns atrasos registos neste processo.

Após a primeira volta das presidenciais, a 18 de julho, a segunda volta estava prevista para 08 de agosto, um contencioso judicial registado no Tribunal Constitucional, atrasou o processo, associando-se ainda aos dois adiamentos parlamentais para a fixação da 2ª volta.

Depois de um período de impasse por desentendimento entre juízes face a recontagem ou não de votos, só no dia 05 de Agosto, Tribunal Constitucional divulgou os resultados definitivos das eleições de 18 de Julho, confirmando Carlos Vila Nova, com 43,3% dos votos, e Guilherme Posser da Costa, com 20,7%, como candidatos à segunda volta dessas presidenciais.

Face ao mandato do Presidente da Republica em exercício que termina no dia 3 de Setembro, alguns consideram que Parlamento deverá prorrogar o mandato de Evaristo Carvalho, uns defendem a aplicação da substituição interina por Presidente do Parlamento, outros sustentam ainda que o mesmo deve manter-se no cargo até a entrada em funções do novo Presidente eleito.

Fim/RN"

FONTE: STP PRESS