quarta-feira, 25 de agosto de 2021

HAKAINDE HICHILEMA SEPTIMO PRESIDENTE DA ZAMBIA PROMETEU ENTREGAR UMA "ZAMBIA UNIDA, PRÓSPERA E IGUALITÁRIA"

 "

Novo Presidente da Zâmbia promete "novo amanhecer" na sua tomada de posse

O novo Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, figura da oposição durante muitos anos, foi hoje empossado numa cerimónia na capital do país, Lusaca, prometendo aos zambianos um "novo amanhecer".

Novo Presidente da Zâmbia promete "novo amanhecer" na sua tomada de posse
Notícias ao Minuto

24/08/21 20:30 ‧ HÁ 9 HORAS POR LUSA

MUNDO ZÂMBIA

"É um novo amanhecer. Chegou a altura de todos os zambianos serem verdadeiramente livres", disse o novo chefe de Estado perante uma multidão, citado pela agência Associated Press (AP).

Hichilema prometeu entregar uma "Zâmbia unida, próspera e igualitária".

O novo Presidente, 59 anos, venceu de forma convincente as eleições de 12 de agosto, depois de ter obtido mais de 2,8 milhões de votos, ficando à frente do Presidente cessante, Edgar Lungu, que reuniu a preferência de 1,8 milhões de eleitores.

Esta foi a sexta vez que Hichilema se candidatou à Presidência zambiana desde 2006, quando se tornou líder da oposição. Nas duas últimas eleições, Hichilema aumentou a sua popularidade, tendo perdido o escrutínio de 2016 por cerca de 100.000 votos.

A investidura de Hichilema marca a terceira transferência de poder pacífica entre partidos opositores na história da Zâmbia, cimentando o histórico descomplicado das transições no país.

Num estádio na capital que esgotou a sua capacidade de 60.000 pessoas, Hichilema agradeceu aos jovens os seus votos, prometendo-lhes empregos e apoio à criação de empresas.

O novo chefe de Estado tem agora a missão de unir a população de um país com 18 milhões de habitantes que enfrenta várias divisões políticas e étnicas, expostas durante o período eleitoral.

Hichilema tornou-se, assim, no sétimo Presidente da história da Zâmbia."

FONTE: MUNDO AO MINUTO.

Sem comentários:

Enviar um comentário