domingo, 28 de agosto de 2016

ZECA AFONSO, JOSÉ AFONSO, UM PEQUENO CONTRIBUTO PARA UMA HOMENAGEM, VIVEU E FOI PROFESSOR NA BEIRA, SOFALA, MOÇAMBIQUE, DEDICOU UMA DAS SUAS CANÇÔES LÁ NA XEPANGARA

"A recuperação da Balada por José Afonso"

No alvor dos anos 60 do séc. XX, José Afonso (1929-1987) deu origem ao segundo movimento regenerador da Canção de Coimbra. Mesmo sem pretensão programática e num grande despojamento estético, impulsionou o que veio a ser conhecido como o “Movimento da Trova e da Balada”. Neste movimento, a superação do maneirismo neo-romântico tradicional, bem como a assunção de uma intencionalidade contestatária e militante, marcaram a forma e o conteúdo das baladas de José Afonso e das trovas de Adriano Correia de Oliveira.

As canções de José Afonso, em cuja emotividade poética, originalidade melódica e singularidade rítmica se cruzam inquietação social, surrealismo popular, lirismo amoroso e utopismo libertário, tiveram impacto não apenas no renovamento do canto académico de Coimbra, mas no processo mais amplo de regeneração da Música Popular Portuguesa.

José Beato

(no âmbito do ciclo de palestras “Canção de Coimbra: Cultores e Repertórios”, uma organização da Câmara Municipal de Coimbra)

http://www.cm-coimbra.pt/index.php/areas-de-intervencao/cultura/agenda/item/3690-cancao-de-coimbra-cultores-e-reportorios

ML

caricatura de José Afonso - 1952"
FONTE: 

Sem comentários:

Enviar um comentário