segunda-feira, 15 de agosto de 2016

GAZA PROVINCIA DE MOÇAMBIQUE, DISTRITO DE MANDLAKAZI PREVE COLHER 35 MIL TONELADAS DE MILHO

O distrito de Mandlakazi espera colher, até finais de Setembro próximo, 35 mil toneladas de milho, referentes à 1ª e 2ª época da presente safra.
Para o alcance destas metas, de acordo com o director distrital das Actividades Económicas, Ibrahimo Nurmamad, foram lavradas nas duas épocas 61 mil hectares. Desta área, 46.600 hectares foram colhidos sendo que os restantes 1.800 foram perdidos devido a vários factores, incluindo climáticos.
O Posto Administrativo de Chibonzane, de acordo com a nossa fonte, destacou-se na presente campanha agrícola ao obter uma produção calculada em 20 mil toneladas de produtos diversos, cifra para a qual muito contribuiu um projecto financiado por investidores sul-africanos.
Refira-se que o milho produzido neste ponto da província de Gaza é ensacado e comercializado localmente a compradores provenientes dos distritos vizinhos e das províncias de Maputo e Inhambane.
Ibrahimo Nurmamad considerou que o distrito está num bom caminho visando a supressão do défice deste cereal em alguns pontos de Mandlakazi e da província de Gaza, em geral.
A existência de vastas áreas com condições para a prática da agricultura e de conservação de humidade por longo tempo, o uso dos sistemas de irrigação e a intervenção dos extensionistas na assistência aos camponeses, são tidos como factores que permitem a obtenção dos resultados registados nas safras agrícolas no distrito.
Ainda de acordo com Nurmamad, a par das cifras atingidas na produção do milho, o distrito regista também bons resultados na produção de outros produtos agrícolas, nomeadamente de couves, batata-doce, mandioca, amendoim, alface e feijão nhemba.
Entretanto, as condições de transitabilidade de algumas vias que dão acesso aos locais de produção carecem de alguma intervenção, de forma a melhorar o escoamento da produção para os mercados de comercialização e de consumo.
ABDUL SICÂNDAR, Colaboração"
FONTE: NOTICIAS, JORNAL DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário