domingo, 21 de agosto de 2016

CABO VERDE: AUTÁRQUICAS 2016 A 04 DE SETEMBRO, PR INTERINO JORGE SANTOS, APELA AO "VOTO CONSCIENTE"

Autárquicas 2016: PR Interino apela ao “voto consciente”20 Agosto 2016

O Presidente da República Interino deseja que as eleições autárquicas de 04 de Setembro próximo acontecem num clima de serenidade, liberdade e transparência, à semelhança do que se verificou nas legislativas. Jorge Santos diz esperar que os cabo-verdianos façam escolhas conscientes, democrática e livre.

Autárquicas 2016: PR Interino apela ao “voto consciente”
“Apelo a uma campanha alegre, cívica e tolerante, onde todos possam exprimir as suas ideias e projectos de desenvolvimento local e a uma forte participação no dia das Eleições, para que seja um momento exaltante, de reforço da nossa cidadania, de pertença à comunidade e prova bastante da irreversibilidade do processo democrático”, lê-se no comunicado da Presidência da República.
Lembra Santos que pela sétima vez o país realiza eleições municipais, desde a instalação do regime democrático, em 1991. “Os cabo-verdianos têm participado de forma activa nas eleições para a escolha dos representantes propostos pelos partidos políticos ou grupos de cidadãos”, refere, realçando que as eleições têm sido marcadas por elevado civismo, tolerância e participação das populações.
O PR em exercício não tem dúvidas que o poder local é uma das grandes conquistas da democracia cabo-verdiana. “Um poder próximo das comunidades, dos seus problemas e aspirações e tem afirmado como espaço de promoção da cidadania e do encontro de soluções conducentes à integração das ilhas, da melhoria da qualidade ambiental, do equilíbrio social e regional e da melhoria da qualidade de vida das pessoas”, acrescenta, realçando que este tem contribuído de forma decisiva para a promoção das Ilhas e redução das assimetrias regionais.
Isso porque, afirma, a complexidade dos desafios de desenvolvimento nacional, regional e local exigem um novo paradigma para o municipalismo em Cabo Verde, exige uma ampla reforma do sistema de Poder Local visando reforçar e aumentar a autonomia municipal, apostar na descentralização administrativa, adoptar um novo modelo de descentralização financeira; melhorar o sistema de governo dos municípios e valorizar as potencialidades de cada município.
“Este é um ano de todas as eleições em Cabo Verde. Realizaram-se já, as Legislativas a 20 de Março, que decorreram num clima de serenidade, liberdade e transparência, e é nosso desejo que tal contexto se venha a verificar nas Autárquicas de 4 de Setembro”, augura o Presidente Interino"
FONTE: A SEMANA JORNAL DE CABO VERDE

Sem comentários:

Enviar um comentário