quinta-feira, 25 de agosto de 2016

MICROSOFT TRABALHA COM O GOVERNO DE MOÇAMBIQUE NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

MICROSOFT TRABALHA COM GOVERNO MOÇAMBICANO NO USO DE TIC’s

24-08-2016 19:15:24
Maputo, 24 Ago (AIM) – A Microsoft, multinacional norte-americana de tecnologia, passa, desde já, a trabalhar com o governo moçambicano na maximização da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICS’s), em particular os produtos e soluções da empresa, no desenvolvimento social e económico do país.

A Microsoft e o governo vão, assim, reflectir na utilização das TIC’s para alavancar as áreas estratégicas de desenvolvimento nacional, nomeadamente a agricultura, energia, infra-estruturas e turismo.

Para o efeito, ambos assinaram hoje, em Maputo, um memorando de entendimento indeterminado, que permitirá desenvolver diversas actividades, cobrindo, entre outros aspectos, a colaboração no desenvolvimento de soluções que promovam a inter-operabilidade das instituições do Governo; reforma do sector da Educação com soluções tecnológicas que melhorem a qualidade do ensino e de aprendizagem e gestão escolar.

Rubricaram o acordo o vice-presidente da Microsoft para Europa, Médio Oriente e África para o sector público, Giuseppe Marci, e o ministro moçambicano da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Nhambiu.

Dessas actividades, constam ainda a formação de funcionários públicos em soluções de produtividade da Microsoft e apoiar o Governo na utilização das TICs e da inovação para a materialização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, entre eles boa saúde e bem-estar, educação de qualidade, indústria e inovação.

Nhambiu disse esperar que uma nova política na área das TIC’s aborde os actuais desafios que o país enfrenta neste domínio. Igualmente, espera ter propostas de abordagem estratégica e de soluções tecnológicas actualizadas e que reflictam o actual estágio de desenvolvimento tecnológico neste sector ao nível global.

“Gostaríamos de ter a Microsoft como parceiro tecnológico em programas específicos das TIC’s e contar com a sua contribuição tanto na formação das políticas e estratégias, como na implementação das mesmas. Gostaríamos, igualmente, de trabalhar com a Microsoft em programas específicos de formação de recursos humanos nacionais na utilização de produtos e soluções da Microsoft pelo sector público e pelas instituições de ensino superior e técnico-profissional”, disse Nhambiu.

Igualmente, o governante disse esperar aprender da experiência da Microsoft sobre o papel reservado ao sector privado para este desafio tecnológico.

Por seu turno, Marci reconheceu a importância das tecnologias no desenvolvimento do país e garantiu que a Microsoft vai trabalhar com o governo moçambicano, ensinando e treinando no uso das tecnologias.

“Vamos trabalhar juntos para melhorar os sistemas de serviços do governo, para que tenham acesso às tecnologias e trabalharem com base nas tecnologias, quer na educação, saúde e agricultura. Vamos trabalhar, treinando estudantes, médicos, enfermeiros e trabalhadores do sector privado. Queremos empoderar às pessoas e organizações”, assegurou.

O memorando não avança o valor global do projecto, mas adianta que a Microsoft vai disponibilizar pelo menos 160 mil dólares norte-americanos para a implementação do “email” do governo, no âmbito do governo digital.
(AIM)
ALM/SN
(AIM)"
FONTE: AIM/SAPO MZ

Sem comentários:

Enviar um comentário