quinta-feira, 11 de agosto de 2016

TETE: A MULHER RURAL EMPENHADA NO DESENVOLVIMENTO LOCAL E OS VÁRIOS CARGOS DESEMPENHADOS POR MULHERES NESTA PROVINCIA

O GOVERNADOR provincial de Tete, Paulo Auade, considerou ontem que a mulher no meio rural desempenha um papel importante no impulsionamento da economia e desenvolvimento da região, trabalhando a terra.
O governante fez esta consideração quando falava na capital provincial por ocasião das celebrações do Dia Africano de Descentralização e Desenvolvimento Local este ano celebrado sob o lema “Género, Equidade e Empoderamento da Mulher, Chave para a Materialização da Agenda 2063 da União Africana e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”. “Quero aproveitar esta oportunidade para saudar as mulheres da província e, em particular, a mulher rural que, trabalhando a terra, tem contribuído para o desenvolvimento local” - congratulou Auade.
O governador de Tete afirmou que o Executivo está a levar a cabo algumas acções com vista ao emponderamento da mulher, de forma a aumentar a sua participação no processo de desenvolvimento local.
Com efeito, conforme assinalou, durante o primeiro semestre do presente ano, dos 6982 novos postos de trabalho abertos, 224 foram ocupados ocupados por mulheres, representando uma cifra de 32 por cento do universo, registando um crescimento em 18,7 por cento em comparação ao igual período do ano passado.
De acordo com Paulo Auade, no âmbito da aplicação do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), vulgo “sete milhões de meticais”, foram criados 410 postos de trabalho, dos quais 198 foram preenchidos por mulheres.
“Em relação ao auto-emprego, no sector informal foram criados 930 postos de trabalho, dos quais 431 foram ocupados por mulheres” - disse o governador provincial de Tete.
É objectivo central, conforme assinalou, a integração do género em todas as políticas sectoriais para assegurar a participação da mulher em todos os processos de desenvolvimento.
Ao nível do Governo provincial existem cinco directoras provinciais e uma secretária permanente e outras cinco mulheres são administradoras distritais.
O Governo da província, ciente dos enormes desafios para se alcançar a equidade do género, desenhou uma matriz para, paulatinamente, atingir os programas de integração da mulher nas frentes de produção, produtividade e desenvolvimento sócio-económico da região e do país.
“Queria recordar que ao lado de um grande homem há sempre uma grande mulher conselheira, trabalhadora e educadora. Os dados em nosso poder mostram-nos que estamos no bom caminho para atingirmos, com sucesso, o nosso objectivo” - referiu Paulo Auade, que acrescentou que o Governo provincial de Tete está empenhado na execução das reformas necessárias para o aumento do papel das mulheres e a promoção da equidade do género.
BERNARDO CARLOS"
FONTE: NOTICIAS, JORNAL DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário