terça-feira, 16 de agosto de 2016

CABOTAGEM EM MOÇAMBIQUE: OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO PARA INVESTIDOR E PROFISSIONAL DA ACTIVIDADE

MOÇAMBIQUE/TRANSMARÍTIMA SELECCIONA PARCEIROS PARA CABOTAGEM

16-08-2016 09:35:12

A cabotagem marítima é uma das apostas do Governo com o objectivo de promover o transporte marítimo ao longo da costa e descongestionar as estradas nacionais, associado a vantagens de economias de escala, facto que poderá reduzir os custos médios dos produtos transportados.

Fonte da Transmarítima disse ao “Notícias” que, com o concurso agora lançado, pretende-se formar uma joint venture com uma entidade privada com capacidade de financiar, operar, gerir, manter, desenvolver e optimizar o seu próprio custo no transporte marítimo de cabotagem.

Sociedade anónima detida em 100 por cento pelo Estado moçambicano, a Transmarítima dedica-se, actualmente, ao transporte de passageiros e seus bens, nas travessias ao longo do país.

A parceria com uma entidade privada visa alavancar a área de negócios da empresa, através da operacionalização do transporte marítimo de cabotagem como actividade principal.

O lançamento deste concurso acontece dias depois de o Governo ter aprovado o Decreto sobre o Registo Especial de Navios para o Transporte de Cabotagem Marítima no país. Com este instrumento foi aberta a possibilidade de operadores estrangeiros poderem operar o serviço em Moçambique.

O instrumento aprovado, de acordo com o Ministério dos Transportes e Comunicações, vai dinamizar a actividade e oferecer uma alternativa de transporte no mercado nacional e tem em vista permitir que empresas nacionais e internacionais de cabotagem invistam no sector em igualdade de circunstâncias, beneficiando do mesmo tratamento e facilidades oferecidas pelo Estado.

A ideia, segundo o Executivo, é garantir a utilização do mar como rota de transporte entre os portos nacionais, privilegiar economias de escala e promover a redução dos preços dos produtos, tornando-os acessíveis à população.

Para estimular a entrada de investidores estrangeiros nessa actividade, o Governo apreciou instrumentos normativos que garantem prioridade de atracação de navios e a redução de tarifas portuárias nos portos nacionais.
(AIM)
FF

(AIM)"
FONTE: AIM/SAPO MZ

Sem comentários:

Enviar um comentário