segunda-feira, 18 de julho de 2016

PRODUÇÃO E IMPORTAÇÃO DE ARROZ EM MOÇAMBIQUE, BOLSA DE MERCADORIAS A FUNCIONAR DESDE 2013, JÁ INTERMEDIOU O NEGÓCIO DE CEREIAIS, COMO ARROZ, MILHO E SOJA

Moçambique importa 300 mil toneladas de arroz mas há zonas com excesso de produção do cereal

Anualmente país produz 100 mil toneladas
 
O país importa por ano cerca de 300 mil toneladas de arroz, devido à baixa produção nacional. Mas, em algumas zonas há excesso de produção daquele cereal e a Bolsa de Mercadorias está a intervir na comercialização.
Anualmente, o país consome perto de 400 mil toneladas de arroz e só produz 100 mil. O nível de importação é alto, devido à baixa produção nacional.
Enquanto isso, existem algumas zonas onde a produção de arroz até supera a capacidade de processamento. O Regadio de Baixo Limpopo é um exemplo. Os armazéns da empresa que lá se encontra estão cheios de arroz em casca porque a fábrica de descasque em funcionamento não tem capacidade para processar o stock.
E porque quando há excesso de produção o preço baixa, a Bolsa de Mercadorias é chamada a intervir como intermediário no processo de compra e venda, para que os produtores não registem perdas.
A Bolsa de Mercadorias está a funcionar desde 2013 e já intermediou o negócio de cerca de 1500 cereais, sendo arroz, milho e soja, armazenados em silos e mais tarde vendidos no mercado nacional e internacional."
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário