terça-feira, 12 de julho de 2016

MARRACUENE - MACANETA PONTE FICA PRONTA ESTE MÊS, ESTA PONTE FAZ PARTE DO PROJECTO ESTRADA CIRCULAR DE MAPUTO.

Ponte Marracuene-Macaneta fica pronta no final do mês

Notícia enche de esperança residentes que ficavam sem batelão para travessia

A ligação entre a vila-sede do distrito de Marracuene e a localidade de Macaneta, em Maputo, ficará mais facilitada, com a conclusão das obras da ponte que vai ligar os dois pontos separados pelo rio Incomáti. “As obras estão na fase final. Estão agora em curso acções de acabamentos. Em termos de término, podemos falar de finais do mês em curso”, assegurou Nelson Uaila, director de Planeamento e Infra-estruturas, no distrito de Marracuene.
A notícia enche de esperança os residentes das duas margens, que não raras vezes ficavam sem o batelão para a travessia. “Sofríamos por causa da avaria do batelão, mas assim já estamos satisfeitos”, celebra antecipadamente Alberto Carlos, nativo e residente em Macaneta.
Com os tabuleiros colocados, decorrem actualmente trabalhos para a colocação da rampa, na margem de Macaneta. Antevê-se dias melhores e as estâncias turísticas já estão a preparar-se, acreditando que a partir do próximo Verão o número de visitantes irá disparar.
Ângela Caratelli é portuguesa, mas cresceu na África do Sul. Trabalha como gestora turística, em Macaneta. Garante que nunca teve falta de hóspedes e sublinha a grande afluência de moçambicanos ao estabelecimento de que faz parte.
“Estamos à espera de muito mais visitas aqui na Macaneta, especialmente pessoas que vêm de Maputo para almoçar. Por essa razão, estamos a aumentar a nossa área de restaurante e as piscinas”.
O turismo de praia é a principal bandeira daquela zona. A bordo na sua viatura, já na fila para se fazer ao batelão, encontrámos Miguel Langa, que na última sexta-feira deixou a agitação da capital do país à busca de sossego, “por ter uma praia bastante limpa, menos frequentada e com muito sossego”.
Com a abertura da ponte em breve, acredita que se “vai encurtar o tempo de travessia, a viagem também, como tal, vai tornar-se mais curta”.
Para rentabilizar o empreendimento, está prevista a colocação de uma portagem. De batelão, atravessar com carro custa 180 meticais, ida e volta.
Lembre-se que a ponte Marracuene-Macaneta faz parte do projecto Estrada Circular de Maputo"
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário