sábado, 28 de maio de 2016

TETE COMUNIDADE PORTUGUESA DE TETE VAI TER PRESENTE O CONSUL GERAL GERAL DE PORTUGAL ANTÓNIO INOCÊNCIO PEREIRA NO 10 DE JUNHO DE 2016

"Bom dia, Comunidade Portuguesa em Tete
O Consulado Geral de Portugal na Beira está a planear uma PERMANÊNCIA CONSULAR na Cidade de Tete, para o próximo dia 10 de Junho (sexta-feira), em local e hora a designar.
Era importante que esta Permanência Consular fosse útil para a maioria de pessoas possível.
Assim, pedia-vos desde já o seguinte:
1 - que divulguem junto de outros portugueses e aos mais familiarizados com novas tecnologias, pf peçam-lhes que adiram a esta pagina, a ser utilizada como veiculo de comunicação informal entre onConsulado Geral na Beira e a Comunidade de Tete.
2 - que pensem desde já o que precisam de tratar em matérias consulares. Todos atos (bI, passaporte, assentos de nascimento, certidões várias, procurações, certificação da carta de condução, etc....). Verifiquem desde ja as datas de validade dos vossos documentos, e se for inferior a 180 dias, podem desde ja renovar, sem ter que se deslocar à Beira.
3 - que divulguem a PERMANÊNCIA CONSULAR junto de Moçambicanos que precisem de vistos Schengen. Não haverá ocasião para completar processos, mas pode fazer-se a recolha biométrica e outras formalidades que os dispensem de vir à Beira. Atenderemos para este efeito as pessoas que pensem viajar a Portugal nos meses de Agosto, Setembro e Outubro próximos. No caso de dúvidas, colocar antecipadamente as questões a consulado.beira@mne.pt
e obterá uma resposta escrita relativamente ao assunto que expuser.
4 - a razão de a Permanência Consular ter lugar em Tete neste dia 10 de Junho, dia de Portugal, é porque eu, Cônsul Geral para as 7 províncias do Centro e Norte de Moçambique, gostaria de corresponder a pedido que me foi endereçado e este ano escolher Tete e a vossa companhia, que muito me honra, para juntos celebrarmos este dia simbolicamente tão importante para nós. Simbolicamente quero igualmente transmitir-vos que, sob a Bandeira Portuguesa, todos os seus Filhos são iguais em honra e dignidade.
E com esse sentido, este ano, é a vez dos Cidadão portugueses que lutam e labutam, com as dificuldades que sabemos, por terras da bela Província moçambicana de Tete.
Sei que está a ser organizado para esse fim um jantar-encontro-celebração num restaurante da Cidade e gostaria de poder contar com a presença de todos vós na medida em que me desloco da Beira, de propósito, neste dia tão especial, para estar na vossa companhia.
5 - mais informações sobre este e assuntos relacionados, pf contactar localmente o Senhor Armando Soares, residente nessa Cidade de Tete, que nos honra com a sua disponibilidade e generosidade sendo, há já longa data, a "Antena Consular" deste Consulado Geral junto da nossa Comunidade nessa Cidade e Província..
Aproveito aliás para agradecer ao Senhor ARMANDO SOARES, uma vez mais, publicamente e por esta via, todo o valioso e abnegado auxílio que tem prestado a Portugueses, e não só, em situações difíceis ou emergências médicas, sempre em coordenação, excelente, com este Consulado Geral.
Permitam-me que lhes peça para atenderem todos os pontos mencionados com a vossa atenção e diligência. Sem a vossa colaboração activa, o nosso trabalho perde muito do sentido que pode e deve ter.
INSISTO NESTE PONTO:
ASSUNTOS MAIS COMPLEXOS DEVEM SER EXPOSTOS ANTECIPADAMENTE POR ESCRITO PARA consulado.beira@mne.pt, indicando no ASSUNTO, TETE e o tipo de ato, pr exemplo, TETE, Validação da carta de condução, ou Tete, renovação do passaporte, etc....
As Permanências Consulares não são os momentos mais indicados para tirar duvidas ou pedir esclarecimentos, são momentos para realizar Actos, entregar documentos e fechar assuntos. DUVIDAS E ESCLARECIMENTOS SÃO COLOCADAS ANTECIPADAMENTE AO CONSULADO GERAL PARA GANHAR TEMPO E APROVEITAR AO MÁXIMO A PERMANÊNCIA CONSULAR EM TETE.
Muito agradeceria que esta infomação chegasse também ao Songo e a outras localidades onde há Portugueses. Vamos estar no Songo por um periodo muito breve, no dia 11. Atenderemos alguma emergência Consular a nível de documentos mas teremos muito pouco tempo, pois há outros compromissos oficiais agendados na Região, para esse dia.
Gostaria de aproveitar a passagem pelo SONGO para cumprimentar e me despedir da Comunidade que não puder ter estado em Tete no dia anterior, 10 de Junho.
No termo do meu mandato em Moçambique, gostaria nesta ocasião, também, de me despedir de todos vós!...
Saudações e bom fim de semana
António Gaspar Inocêncio Pereira
Ministro Plenipotenciário
Cônsul Geral de Portugal na Beira , Moçambique"

Sem comentários:

Enviar um comentário