quinta-feira, 26 de maio de 2016

PRESIDENTE DO BOTSWANA IAN KHAMA ACREDITA QUE MOÇAMBIQUE E O SEU PRESIDENTE DA REPÚBLICA FILIPE JACINTO NYUSI VÃO SUPERAR OS DESAFIOS E ALCANÇAR A PAZ

O PRESIDENTE do Botswana, Ian Khama, manifestou ontem a sua crença na capacidade de liderança do seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, para superar os desafios que o país enfrenta actualmente, incluindo a restauração de uma paz efectiva.
Khama exprimiu este sentimento na cidade Tete, capital da província, minutos depois de desembarcar no aeroporto local.
Aproveitou a ocasião para manifestar a sua satisfação pela oportunidade que teve de voltar a visitar Moçambique para tratar da cooperação bilateral, numa altura em que ambos os países e a região enfrentam desafios comuns.
Como exemplo citou a alta de preços de produtos importados, facto exacerbado pela seca que atingiu a África Austral e que os peritos consideram a pior das últimas décadas.
“Acredito que a sábia liderança do Presidente Nyusi vai superar todos estes desafios”, afirmou Ian Khama, recebendo uma salva de palmas da população que acorreu ao aeroporto Tete para saudá-lo.
Desejando paz e prosperidade aos moçambicanos, Khama explicou que a última vez que visitou Tete foi nos anos 90 quando, na qualidade de alto oficial militar do Exército tswana, integrava uma missão de paz das Nações Unidas (ONU) para Moçambique.
“Na altura deixei Moçambique em paz. Desejo que aconteça o mesmo desta vez”, sublinhou Khama que, de seguida, rumou à Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), sua última agenda oficial nesta visita de Estado de três dias ao país, iniciada segunda-feira.
Na passagem pela cidade de Tete, o PresidenteKhama disse que a província regista um rápido crescimento económico e social que conduzirá a população à melhoria da sua qualidade de vida.
“Vivi aqui em Tete, mais concretamente na cidade e na localidade de Cambulatsitsi, no distrito de Moatize. Dirigi um contingente militar do meu país que, integrado na ONUMOZ, tinha como objectivo apoiar o processo de paz e estabilidade em Moçambique”, declarou o estadista tswana, ao mesmo tempo que manifestava o desejo de ver a província na rota de desenvolvimento, em pleno período de paz.
Seretse Khama descreveu tal crescimento de Tete, apontando o nascimento de novas infra-estruturas, tais como edifícios habitacionais, fábricas, estradas e pontes, entre outras, e reiterou o desejo do seu país de continuar a prestar todo o tipo de apoio para que Moçambique continue a crescer.
Segundo ele, tal crescimento deve ocorrer sem o troar das armas, porque estas retardam a execução de muitos projectos.
Ian Khama partiu depois para o distrito de Moatize pilotando uma aeronave do tipo Antonov, no prosseguimento da sua visita ao nosso país.
Por seu turno, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, explicou à população que o seu homólogo tswana deslocou-se a Tete porque o país não se limita apenas à cidade de Maputo.
“Moçambique não é apenas Maputo. Por isso, o Presidente Khama está aqui connosco para nos saudar e visitar a HCB de onde parte a energia eléctrica para todo o país e para alguns países da região”, frisou Nyusi.
Ainda na manhã de ontem Nyusi iniciou uma visita de trabalho de quatro dias àquela província durante a qual deverá escalar a cidade de Tete e os distritos de Marara, Mágoe, Zumbo e Chifunde."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário