terça-feira, 31 de maio de 2016

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA , USAID, VAI DISPONIBILIZAR 1,2 MILHÕES DE DÓLARES PARA APOIAR MOÇAMBIQUE

EMERGÊNCIA/EUA DISPONIBILIZAM 1,2 MILHÕES DE DOLARES

31-05-2016 18:23:26
Maputo, 31 Mai (AIM) – O governo norte-americano, através da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) vai disponibilizar 1,2 milhões de dólares para apoiar Moçambique em acções de melhoramento de capacidade de resposta rápida a situação de emergência.

Este valor foi anunciado hoje, em Maputo, pelo representante da USAID, David Bradt, durante o encerramento do projecto “Melhoramento de capacidade de resposta rápida a situação de emergência”, no qual foram capacitados 47 formadores nesta matéria.

Este projecto foi realizado pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), em parceria com a USAID e Organização Internacional das Migrações (OIM).

Falando na mesma ocasião, o director regional da OIM, José Ogina, explicou que a parceria surge quando visto que Moçambique é um dos países mais assolados pelos desastres naturais, tais como seca e cheias, pelo que necessita de quadros capacitados e acções concretas, com vista a sua mitigação.

Ogina reconheceu o esforço que o governo moçambicano tem envidado na criação de projectos de resposta rápida a situações de emergência no país, porém, destacou a importância do apoio do governo norte-americano e do organismo que representa.

“Louvamos o esforço no que diz respeito à formação e sensibilização dessas pessoas que têm estado a ser afectadas directamente pelas calamidades. É através do apoio da OIM e do governo americano que o esforço que tem sido feito poderá ainda ajudar às pessoas a melhor responder a situações de calamidades”, disse.

Desafiou aos formandos a servirem melhor o país, replicando os conhecimentos adquiridos durante a formação, com vista a fazer face às calamidades naturais.

Por seu turno, o director-adjunto do INGC, Casemiro de Abreu, destacou a importância desta formação visto que as matérias ministradas serviram para munir os gestores públicos, a todos os níveis, sobre os aspectos-chave que regem o processo de coordenação, gestão e redução do risco das calamidades.

“Esperamos que este seja o início da criação das capacidades locais para um processo de gestão de risco de desastres descentralizado, eficiente e eficaz, em Moçambique”, disse o dirigente.

À imprensa, De Abreu garantiu que a situação das vítimas da seca está controlada e o governo continua a desencadear esforços de mobilização de fundos.

Informou ainda que o governo já disponibilizou 580 milhões de meticais do Plano de Contingência, para prestar assistência às vítimas das cheias e da seca.

“Com este valor, o INGC está a comprar cereais para alimentação de todas as pessoas afectadas no centro e sul do país”, acrescentou.

Pelo menos 765 mil pessoas estão a ser assistidas pelo INGC.
(AIM)
Anacleto Mercedes (ALM)/SN
(AIM)"
FONTE: SAPO MZ E AIM

USAID disponibiliza ajuda para respostas de emergência em Moçambique

HÁ 3 HORAS
  • Redacção VOA

O Governo americano, através da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), vai disponibilizar 1,2 milhões de dólares para apoiar Moçambique a melhorar a sua capacidade de resposta rápida a situação de emergência.
O anúncio foi feito nesta terça-feira, 31, em Maputo, pelo representante da USAID, David Bradt, durante o encerramento do projecto de melhoria de capacidade de resposta rápida a situação de emergência, que beneficiaram 47 pessoas.
Este projecto foi realizado pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), em parceria com a USAID e Organização Internacional das Migrações (OIM).
Por seu lado o director regional da OIM, José Ogina, explicou que a parceria surge quando visto que Moçambique é um dos países mais assolados pelos desastres naturais, tais como seca e cheias, pelo que necessita de quadros capacitados e acções concretas, com vista a sua mitigação.FONTE: VOA MOÇAMBIQUE, A VOZ DA AMÉRICA.

Sem comentários:

Enviar um comentário