quinta-feira, 26 de maio de 2016

MORINGA EM MOÇAMBIQUE MOZAGRI EM NAMPULA CRIA CONDIÇÕES DE EXPORTAÇÃO

A PROVÍNCIA de Nampula está a produzir moringa em moldes comerciais para posterior venda nos mercados americano, europeu e asiático.
O projecto de produção da moringa está a ser desenvolvido nos distritos da Ilha de Moçambique e Mossuril, pela empresa MoSagri, de capitais holandeses, numa extensão de mil hectares.
Neste primeiro ano de actividades a empresa investiu cerca de 165 milhões de meticais para a produção desta cultura que é usada, entre outros, nas indústrias farmacêutica e alimentar. A MoSagri emprega 228 trabalhadores, dos quais cerca de 200 sazonais, e neste momento lavrou 170 hectares, tendo plantado cerca de 130.
Segundo Arlindo Mendonça, responsável da componente agrícola da empresa MoSagri, sediada em Mossuril, a colheita da moringa ocorre com intervalos de 35 dias, sendo que por ano a produção média situa-se em 10 mil toneladas de folha daquela cultura.
A fonte disse ainda que os volumes de produção alcançados actualmente são considerados razoáveis, tendo em conta que as projecções para o futuro apontam para a exploração da área total concedida para o projecto. De referir que a MoSagri pretende instalar em Naguema, distrito de Mossuril, uma unidade de processamento da moringa como matéria-prima para indústria farmacêutica e suplemento alimentar, este último para abastecer o mercado interno.
Hugo Stam, fundador da empresa, afirmou, por seu turno, que a venda da moringa está assegurada, dado que os mercados identificados privilegiam produtos agrícolas orgânicos, tendo inclusive assinado acordos de longa duração  para o fornecimento deste produto.
Sem entrar em detalhes, a fonte precisou que o preço da moringa no mercado internacional está em alta neste momento, tendência que vai prevalecer por muitos anos, atendendo que os cientistas, sobretudo da industria farmacêutica e alimentar, desenvolvem esforços para encontrar respostas para as necessidades de medicamentos para tratamento e cura de várias doenças e reduzir a malnutrição que afecta vários pontos do mundo.
Outra visão do projecto da moringa nos distritos de Mossuril e Ilha de Moçambique é a de contribuir para a redução significativa, mas gradual, dos altos níveis de incidência da subnutrição crónica sobretudo em crianças dos zero aos cinco anos de idade na província, que se situa em cerca de 42 por cento da população desta  faixa etária.
“Em parceria com o Governo vamos envolver as universidades e numa primeira fase a Universidade Lúrio, que lecciona curso de Nutrição, na educação e sensibilização das comunidades sobre as vantagens do consumo da moringa para a sua saúde", enfatizou Hugo Stam.
Os distritos da Ilha de Moçambique e de Mossuril têm elevadas taxas de desemprego e como forma de empoderar as comunidades locais a MoSagri perspectiva implementar um modelo de fomento da cultura de moringa. Os resultados das colheitas serão comercializados pela empresa fomentadora."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário