domingo, 22 de maio de 2016

FEIRA DE NEGÓCIOS E INVESTIMENTOS NA PROVINCIA DE NAMPULA, MOÇAMBIQUE REALIZA-SE EM JULHO, ANUNCIOU O GOVERNADOR DA PROVINCIA VICTOR BORGES

Nampula realiza, nos finais de Julho próximo, uma Feira de Negócios e de Investimentos tendo no horizonte a materialização do Plano Estratégico de Desenvolvimento provincial aprovado no ano passado.
Após realização da Conferência de Investidores no ano passado, Nampula prepara agora a Feira de Negócios e Investimentos. “O nosso objectivo é apresentar resultados dessa conferência”, disse Victor Borges, governador da província, ao domingo, salientando que a feira servirá, igualmente, para esboço de novas parcerias no tecido empresarial, nacional e internacional.
O governador sublinhou a necessidade de envolvimento do sector privado de Nampula e classificou a sua contribuição de “fundamental” no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento provincial. 
Victor Borges espera forte participação de empresários de países vizinhos na feira, destacando África doo Sul, país que visitou recentemente. “ A embaixada moçambicana em Joanesburgo está a trabalhar nesse sentido”, referiu.
Em Copetown, o governador de Nampula manteve encontros com a classe empresarial local com objectivo de promover e divulgar potencialidades de Nampula e criar parcerias. 
Os encontros, promovidos pela classe empresarial local, culminaram com o comprometimento de empresários locais na participação na Feira Económica e de Negócios de Nampula, a ter lugar nos finais nos dias 21,22 e 23 de Julho próximo.
Borges buscou igualmente parcerias económicas na cidade de Joanesburgo num encontro promovido pela Câmara do Comércio Moçambique e África do Sul.
ÁGUA POTÁVEL
Na cidade sul-africana de Capetown, Victor Borges recolheu experiencia experiencias positivas de transformação de água doce ou salobra em água potável.
Tal transformação é feita com recurso a equipamentos móveis, de fácil manuseio, susceptíveis de aproveitamento em furos de água doce ou salobra.
Esta experiência pode ser útil no Norte da província de Gaza, cujos furos têm água salobra (com infiltração salina),disse Victor Borges, acrescentando que Nampula poderá colher alguns benefícios dado que em alguns distritos a água apresenta-se com impurezas e bactérias.
Necessários 5 mil milhões 
para combate à erosão em Nacala
Cinco mil milhões de meticais são necessários para combate à erosão na cidade portuária de Nacala, província de Nampula, a braços com enormes crateras nos assentamentos humanos informais .
O governador de Nampula, Victor Borges, disse ao domingo que o valor em referência resulta de uma avaliação preliminar que visa o combate à erosão e reassentamento da população ao abrigo de um programa inicial e de emergência.
O valor poderá aumentar em função de futuras avaliações na fase de implementação do programa, explicou o governador de Nampula, sublinhando que estas projecções foram apresentadas à UN Habitat, um órgão das Nações Unidas que recentemente promoveu um encontro na África do Sul no qual foram abordadas estratégias em prol da eliminação de assentamentos humanos informais. Cinco países africanos tomaram parte deste importante encontro e Nampula representou Moçambique por ser principal hospedeiro do projecto desta natureza no país.
O encontro precede a Cimeira Mundial das Nações Unidas a ter lugar em breve na Colômbia sobre assentamentos humanos informais.
Fosfatos de Monapo
ainda sem investidor
O Governo de Nampula aguarda ainda por uma proposta de exploração de minas de fosfatos, importante matéria-prima para produção de fertilizantes, descoberta no distrito de Monapo.
Ainda não foi feita uma proposta concreta em torno do projecto, disse Victor Borges aodomingo.
Os jazigos de fosfatos na região de Evate, em Manapo, foram antes pesquisados pela mineradora brasileira Vale que investiu qualquer coisa como vinte milhões de dólares, sem contudo avançar para exploração efectiva do minério.
Com potencial para produção de 42 milhões de toneladas de fosfato, a mina continua sem dono a despeito da promoção pública feita na Conferência de investidores realizada no ano passado em Nampula.
Texto de Bento Venâncio
bento.venancio@snoticicas.co.mz"
FONTE: JORNAL DOMINGO DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário