domingo, 22 de maio de 2016

MBATE PEDRO, JOVEM POETA MOÇAMBICANO, PARTICIPA NO FUNDÃO, PORTUGAL NA III EDIÇÃO DO FESTIVAL LITERÁRIO DA GARDUNHA

O jovem poeta Mbate Pedro participa na III edição do Festival Literário da Gardunha (FLG), que  decorre desde a última sexta-feira, dia 20, no Fundão, em Portugal.
O evento, dedicado sobretudo à temática da viagem, tem este ano o sub-tema “Escrever a paisagem”. Mbate está inserido numa mesa redonda com os escritores Rui Jacinto, Pedro Salvado, e com a moderação de Ricardo Paulouro Neves, onde a sua intervenção será feita em torno  deste tema.  Em paralelo ao festival, decorre desde o dia 17 a 22 de Maio, uma feira do livro. Uma residência artística, tertúlias, workshops, espectáculos, são outras das componentes deste encontro.De ano a ano, o Festival Literário da Gardunha tem-se tornado num dos mais importantes eventos literários em Portugal e é pela primeira vez que o encontro abre portas a escritores lusófonos provenientes de Angola e Moçambique. A promoção das relações ibéricas e internacionais e o encontro entre escritores consagrados e mais jovens são outras marcas que distinguem este festival e que, segundo a organização, serão mantidas.
Todos os anos têm sido convidados dois escritores para uma residência literária na região, que servirá de inspiração para textos inéditos (em 2017, será editada uma compilação desses textos). Dulce Maria Cardoso e Gonçalo M. Tavares são os escolhidos desta edição  para mergulharem neste território, participando também em visitas a escolas e nas mesas-redondas com outros autores.
Contando com a presença, de cerca de 30 convidados, dentre os quais os jornalistas Ana Margarida de Carvalho e Pedro Dias de Almeida (ambos jornalistas da Visão), e os escritores Fernando da Costa, Fernando Echevarria, Paula Tavares, Julieta Monginho, Helena Buescu, Pedro Mexia (consultor cultural do Presidente da República de Portugal), José Carlos Vasconcelos ( director do Jornal de Letras), Manuel Gusmão e Marcello Duarte Mathias. No Casino Fundanense decorre uma feira do livro com a presença de 20 editoras, acompanhada de um programa paralelo que inclui tertúlias, conversas e lançamentos de livros, onde será dada primazia a escritores da região. Mas, entre os eventos que enriquecem o festival, o grande destaque cabe ao concerto intimista que ontem sábado, juntou Camané e Mário Laginha no Octógono do Fundão, apresentando outra forma de dizer, tocar e cantar o fado."
FONTE: JORNAL DOMINGO DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário