quarta-feira, 3 de junho de 2015

MOÇAMBIQUE EM 5º LUGAR DAS ECONOMIAS QUE MAIS CRESCEM EM 2015 E 2016 E 9º LUGAR NO RANKING DOS PAISES MENOS DESENVOLVIDOS FACE AO PIB POR PESSOA

"Moçambique tem quinto maior crescimento do mundo mas é 9.º menos desenvolvido

03 de Junho de 2015, 10:46

Moçambique está no quinto lugar em termos das economias que mais crescem neste e no próximo ano, mas está em 9.º lugar no 'ranking' dos países menos desenvolvidos face ao Produto Interno Bruto (PIB) por pessoa.

De acordo com o relatório 'Estatísticas Globais de Tendências de Crédito Soberano', divulgado hoje pela agência de notação financeira Moody's, Moçambique terá um crescimento médio em 2015 e 2016 de perto de 08 por cento, sendo apenas ultrapassado pela Etiópia, República Democrática do Congo, Costa do Marfim e Índia.
No entanto, o país está também no topo da lista dos países menos desenvolvidos quando é analisado o PIB 'per capita', ficando em nono lugar, apenas melhor que a República Democrática do Congo, que fecha a lista dos dez países menos desenvolvidos recorrendo a este indicador.
No relatório da Moody's nota-se que, de uma forma geral, a crise financeira de 2007-2008 afectou de forma muito significativa o equilíbrio das contas públicas, agravando os défices, embora a Moody's aponte que, desde 2010, o panorama está a melhorar, embora lentamente.
"Houve uma importante mudança estrutural na relação entre o saldo orçamental em relação ao PIB desde a crise financeira global, com todas as regiões a mostrarem défices na ordem dos 2 a 4% do PIB, o que compara de forma desfavorável com uma média entre os 0 e os 2% de défice nos cinco anos antes da crise", lê-se no relatório.
Lusa"
FONTE: SAPO MZ

Sem comentários:

Enviar um comentário