terça-feira, 16 de junho de 2015

GORONGOSA, PARQUE NACIONAL, SOFALA , MOÇAMBIQUE O CONSULADO - GERAL DE PORTUGAL NA BEIRA/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS - PÒLO NA BEIRA E O PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA , 18 DE JUNHO 18H00M, QUINTA-FEIRA

"Refª  191
17-06-2015
Caros Compatriotas,


O Consulado-Geral de Portugal na Beira / Centro Cultural Português-pólo na Beira e o Parque Nacional da Gorongosa  têm a honra de vos convidar para
 a apresentação das duas mais recentes obras sobre este Parque Nacional moçambicano, recentemente agraciado pelo Presidente da República de Portugal como Membro Honorário da Ordem do Mérito, por ocasião das comemorações deste ano do Dez de Junho.

Trata-se da apresentação dos seguintes títulos, lançados já em Portugal (em março deste ano) e em Maputo (em abril, na Feira do Livro da Minerva):


1. Uma Janela para a Eternidade, de Edward O. Wilson
Trata-se do testemunho do "pai da biodiversidade", o cientista Edward O. Wilson, a propósito do projeto de restauração que está a ser levado a cabo no Parque Nacional da Gorongosa, considerado pelo cientista um dos locais do mundo mais ricos em biodiversidade. A obra é prefaciada por Mia Couto, conta com fotografias de Piotr Naskrecki e contém um DVD com o filme O Guia, de Jessica Yu, que testemunha uma das passagens de E. O. Wilson pelo Parque Nacional da Gorongosa.


2. Contos da Gorongosa, de Domingos Muala
Conjunto de narrativas relativas à tradição oral e cultural das comunidades da Serra da Gorongosa (Tambara, Canda e Sadjungira), recolhidas no ano 2009 por Domingos Muala, com ilustrações de Anunciação Matos. Trata-se de uma edição trilingue, estando os textos publicados em Português, Inglês e Sena (a língua bantu maioritária na região do Parque Nacional da Gorongosa).


Na cerimónia de apresentação dos dois livros, contamos com a presença do Dr. Mateus Mutemba, administrador do Parque Nacional da Gorongosa; de Domingos Muala, autor do livro Contos da Gorongosa; e de Ricardo Guta, do Laboratório de Biodiversidade E. O. Wilson / Departamento de Serviços Científicos do Parque Nacional da Gorongosa.
A animação cultural ficará a cargo do Movimento Literário Kulemba, nomeadamente dos seus membros Lídia Simango (ex-locutora reformada da Rádio Moçambique) e Dany Wambire (escritor), que declamarão alguns excertos do livro Contos da Gorongosa, em Português e Sena.


Contamos com a vossa presença!

Saudações,


António G. I. Pereira
Cônsul-Geral de Portugal na Beira

Rua António Enes, 148/149 2º andar
Beira - Moçambique
tel. 00 258 23 32 60 76 / 23322296 / 23326066
fax 00 258 23 32 46 88

FONTE: CÔNSUL - GERAL DE PORTUGAL NA BEIRA.

Sem comentários:

Publicar um comentário