terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

JOSE CAPELA, JOSÉ SOARES MARTINS HOMENAGEM DA AMOLP ASSOCIAÇÃO MOÇAMBICANA DA LINGUA PORTUGUESA E DO CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS EM MAPUTO

"Caros compatriotas,
 
 
A AMOLP-Associação Moçambicana da Língua Portuguesa e o Centro Cultural Português em Maputo realizam, entre 11 e 25 de Fevereiro, uma Homenagem a José Soares Martins (José Capela) denominada O HOMEM E A HISTÓRIA.
 
De acordo com o programa a seguir indicado, o evento inclui um colóquio, repartido por duas sessões, uma no dia da inauguração, dia 11, e outra no dia 18, e uma exposição bio-bibliográfica que ficará patente ao público até ao dia 25, no Centro Cultural Português em Maputo.
 
Participam como convidados do Colóquio Aurélio Rocha, Luís Bernardo Honwana, Mia Couto, Feliciano Chimbutana, Victor Miguel, Olga Pires e Armando Pinheiro, que se debruçarão sobre as várias facetas de José Soares Martins e da sua obra, nomeadamente como jornalista, historiador e Adido Cultural da Embaixada de Portugal.
 
Na exposição constarão dados biográficos e imagens de José Capela, a bibliografia activa publicada, alguma troca de correspondência e um vídeo alusivo à exposição 140 Anos de Imprensa em Moçambique (1994), por si apoiada enquanto Adido Cultural. Ao longo do evento, será igualmente exibida a gravação de uma entrevista que José Capela concedeu à investigadora Isabel Galhano, em 2013.
 
A todos os participantes no evento será oferecido um CD contendo a bibliografia activa de José Capela bem como a cópia digital de algumas suas obras publicadas, entre as quais Moçambique pelo Seu Povo (cartas publicadas na Voz Africana), O Vinho para o Preto, Moçambique pela sua História e Dicionário de Negreiros em Moçambique (1750-1897).
 
No âmbito da referida Homenagem, está ainda prevista a posterior publicação de uma brochura que reunirá diversas contribuições sobre a figura e obra de José Soares Martins.
 
A participação no evento é aberta a todos os interessados.
 
Programa da Homenagem:
 
dia 11 Fev. - 18 h. - Abertura da Exposição e 1ª Sessão do Colóquio, com a participação de Luís Bernardo Honwana (tema: participação na imprensa), Feliciano Chimbutana (tema: as cartas dos leitores publicadas na Voz Africana), Armando Pinheiro (tema: associação portuguesa e criação da EPM), Victor Miguel (tema: relação com a AMOLP)
 
dia 18 Fev. - 18 h. - 2ª Sessão do Colóquio, com a participação de Olga Pires (tema: tertúlias e promoção de jovens escritores), Aurélio Rocha (tema: o historiador José Capela), Mia Couto (tema: História e histórias).
 
dia 25 Fev. - 18 h. - Projecção de uma entrevista a José Capela, realizada pela investigadora Isabel Galhano em 2013.
 
 
José Soares Martins nasceu no dia 25 de Março de 1932 e faleceu a 18 de Setembro de 2014. Concluiu o Curso de Teologia na cidade do Porto (Portugal) em 1954 e, dois anos depois, veio para Moçambique, cidade da Beira, onde o seu tio, D. Sebastião Soares de Resende, era Bispo. Na então colónia desempenhou várias funções como sacerdote e como jornalista. Logo em Outubro de 1956 foi nomeado chefe da redacção do Diário de Moçambique e, em Agosto de 1959, director-adjunto do mesmo jornal. A 2 de Junho de 1962 lançou o semanário Voz Africana (também na Beira) e, em 1963, fundou em Lourenço Marques a revista Economia de Moçambique, publicações que dirigiu até 1968. No ano seguinte viajou pelo Brasil de regresso à Europa. Em 1 de Janeiro de 1970 iniciou, como editor, a publicação do jornal Voz Portucalense, no Porto. Nesta cidade desenvolveu intensa actividade no domínio cooperativista e na luta anti-facista e anticolonial. Participou na criação das editoras Confronto e Afrontamento e na publicação dos Cadernos Anticoloniais. De 1978 a 1996 foi Adido Cultural na Embaixada de Portugal em Maputo. De regresso a Portugal passou a colaborar no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Foi condecorado com uma Comenda pela Presidência Portuguesa. José Soares Martins foi desde jovem colaborador de imprensa periódica e especializada. Mas foi sobretudo com o pseudónimo literário José Capela que publicou várias obras e apresentou comunicações em congressos e conferências sobre as relações coloniais e sobre história de Moçambique. José Capela deixou-nos um valioso acervo de textos sobre a história de Moçambique, sobretudo sobre o comércio de escravos.
 
 
Atentamente,
 
 
Gonçalo Teles Gomes
Cônsul-Geral
Consulado-Geral de Portugal
Av. Mao Tse Tung n.º 519
Caixa Postal 4676
Maputo-Moçambique
Tel.: (+258) 21490150/1/5/7
Fax: (+258) 21492494
Facebook"
FONTE: EMAIL DOCONSUL GERAL DE PORTUGAL EM MAPUTO GONÇALO TELES GOMES

Sem comentários:

Enviar um comentário