sábado, 21 de fevereiro de 2015

DINAMARCA, FINLÂNDIA, NORUEGA E SUÉCIA, PAISES NÓRDICOS, MANTÊM APOIO A MOÇAMBIQUE, COMO O SEMPRE FIZERAM NO PASSADO, A NIVEL POLITICO E ECONÓMICO

"Ultima Hora
OS países nórdicos, nomeadamente Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, reiteram a sua disponibilidade de apoiar Moçambique nos seus desafios de desenvolvimento e luta contra a pobreza, num clima de paz e estabilidade. Esta posição foi manifestada ontem ao Presidente da República, Filipe Nyusi, pelos respectivos embaixadores acreditados no país na audiência conjunta concedida pelo Chefe do Estado.
O estadista moçambicano recebeu os embaixadores Mogens Pedersen, da Dinamarca, Seija Toro, da Finlândia, Mette Masst, da Noruega, e Irina Schoulgin Nyoni, da Suécia, num encontro realizado a pedido destes e descrito pelo seu conselheiro político e para a comunicação social, António Gaspar, como tendo servido para congratular Filipe Nyusi pela sua eleição ao cargo de Presidente da República.
O apoio dos nórdicos aos moçambicanos data dos tempos da luta armada de libertação nacional, quando estes combatiam a dominação colonial portuguesa. Segundo António Gaspar, aqueles diplomatas convidaram o Chefe do Estado, na circunstância, para tomar parte da segunda Conferência Moçambique/Países Nórdicos, programada para finais do mês de Maio na capital do país.
Filipe Nyusi também convidou os países nórdicos a continuarem a apoiar os progressos de paz e reconciliação entre os moçambicanos.
Falando a jornalistas após a audiência, o embaixador dinamarquês, Mogens Pedersen, disse terem sido abordados no encontro o plano e as prioridades do Presidente da República nos domínios da economia e política, transparência e o combate à corrupção bem como a separação de poderes. Segundo Mogens Pedersen, o plano e as prioridades do Chefe do Estado estão totalmente alinhados com os objectivos fundamentais dos países nórdicos na cooperação com Moçambique.
“Queremos continuar a apoiar a concretização dessas ideias. Achamos que foi uma reunião construtiva. Estamos a planificar uma conferência moçambicana/nórdica sobre o crescimento económico que vai ter lugar em finais de Maio e esperamos que o senhor Presidente possa efectivamente nela participar. O objectivo desse evento é pensar e concretizar ideias e propostas que possam promover a inclusão económica. Estamos a falar, por exemplo, da importância da agricultura familiar, de que forma ela pode ser desenvolvida para o benefício de uma grande maioria de gente que vive dela”, disse.
Para a embaixadora da Finlândia, Seija Toro, o Chefe do Estado moçambicano reconheceu os grandes níveis de cooperação existentes entre Moçambique e os países nórdicos. Disse que os países nórdicos pretendem ampliar cada vez mais essas relações de cooperação com Moçambique para outros domínios.
A embaixadora da Noruega, Mette Masst, destacou as “iniciativas corajosas” levadas a cabo pelo Presidente da República para a resolução do que chamou crise política no país. “Agora estamos confiantes de que estamos no bom caminho para garantir a paz e o desenvolvimento do país”, disse.
Por seu turno, a embaixadora da Suécia, Irina Schoulgin Nyoni, considerou o encontro com o Chefe do Estado como tendo sido agradável e simpático, no qual foram abordados diversos assuntos importantes, com destaque para o apoio que tem havido entre os respectivos povos.
“Já estamos juntos com Moçambique há muito tempo. Estamos aqui para ouvir o que podemos fazer para ajudar ainda mais os moçambicanos, não somente a nível político como também a nível da cooperação económica”, afirmou."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário