quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MOCAMBICANA OLIVIA NARCISO PEDRO DOCENTE UNIVERSITÁRIA GANHA BOLSA DO PROGRAMA AFRICAN WOMEN AGRICULTURAL RESEARCH AND DEVELOPMENT AWARD 2015, ATRIBUIDO A 70 CIENTISTAS

A DOCENTE universitária moçambicana, Olívia Narciso Pedro, é uma das 70 cientistas agrárias africanas a quem foi atribuída uma bolsa do programa “African Women in Agricultural Research and Development AWARD 2015”.
A bolsa é normalmente atribuída em reconhecimento do esforço das mulheres africanas na área de pesquisa e desenvolvimento da agricultura.
Olívia Pedro é docente e investigadora na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a primeira e mais antiga instituição do Ensino Superior em Moçambique.
Um comunicado de Imprensa deste programa emitido em Nairobi, Quénia, citado pela AIM, destaca que as premiadas deste ano foram seleccionadas entre um grupo de 1109 candidatas de 11 países africanos e, sendo cientistas e investigadoras, beneficiarão do programa de desenvolvimento de carreira, com duração de dois anos.
O programa tem em vista acelerar os ganhos ao nível da agricultura, através do reforço das competências de investigação e liderança das mulheres.
“A primeira vez que ouvi falar do ‘AWARD Fellowship’ foi em 2009, através de uma colega que trabalhava na Faculdade de Veterinária e que era membro deste programa. No ano passado, quando me informaram de que tinha ganho, senti-me extremamente emocionada, feliz e entusiasmada por pertencer a um grupo de cientistas africanas”, disse Olívia Pedro.
De acordo com Olívia Pedro, a investigação e o desenvolvimento da agricultura em Moçambique são instrumentos importantes para o aumento da produção, passo importante para o combate a desnutrição e pobreza nas famílias, especialmente no seio das mulheres e crianças.
Ela destacou que “na minha perspectiva, o crescimento impulsionado pela agricultura, em Moçambique, deverá ser sinónimo de concepção de alternativas que permitam mitigar a perda de diversidade genética, garantir a preservação das espécies e, em simultâneo, aumentar a segurança alimentar das famílias”.
Os “AWARD Fellowships” são atribuídos com base no mérito intelectual e na capacidade de liderança de cada cientista, bem como no potencial do seu trabalho com vista a melhorar os meios de subsistência dos pequenos agricultores em África, na sua maioria mulheres.
Os membros premiados partilham uma visão em comum de transformar a sua investigação e conhecimentos em acções tangíveis que beneficiem os pequenos agricultores.
Das 70 vencedoras, dez já tinham trabalhado com o “AWARD Fellowship”, pois tinham sido acompanhadas por mentores juniores do programa e quatro já se tinham candidatado à bolsa, pelo menos, uma vez no passado.
As premiadas deste ano representam uma grande variedade de disciplinas e investigação de ponta ao nível agrário que vão desde a avaliação da poluição das águas, práticas agrícolas inteligentes, tendo em conta o clima, diminuição de aflatoxinas, desenvolvimento de competências, capacitação de mulheres no meio rural até à biotecnologia.
A iniciativa visa essencialmente o desenvolvimento de uma carreira que proporcione ferramentas às melhores cientistas agrárias da África Subsaariana, com o objectivo de acelerar os ganhos agrícolas, reforçando as competências de investigação e de liderança de mulheres, através da atribuição de bolsas personalizadas."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

1 comentário: