terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ERNESTO GOVE GOVERNADOR DO BANCO DE MOÇAMBIQUE, AFIRMA QUE FACE AOS RESULTADOS CONHECIDOS DE 2014, É POSSIVEL A ECONOMIA MOÇAMBICANA CUMPRIR EM GERAL COM OS OBJECTIVOS DEFINIDOS PARA O ANO

O GOVERNADOR do Banco de Moçambique (BM), Ernesto Gove, assegurou que a economia moçambicana continua a espelhar resiliência ao ambiente adverso que se vem mantendo na conjuntura internacional, caracterizado por um crescimento negativo na maior parte dos países desenvolvidos e emergentes.
Segundo Ernesto Gove, os resultados macroeconómicos alcançados em 2014 demonstram ser possível cumprir, em geral, com os objectivos definidos para o ano.
Para o Governador do Banco Central, a resistência da economia reflecte abnegada entrega dos moçambicanos ao trabalho, sinergias e estreitamento da coordenação institucional e de políticas entre as diversas instituições do país.
No presente ano, face às adversidades naturais que o país enfrenta, Ernesto Gove vê enormes desafios pela frente para replicar as condições de estabilidade macroeconómica, com inflação baixa e crescimento real do PIB numa escala elevada.
“Compete a todos e a cada um fazer o seu melhor para que estes objectivos sejam alcançados”, disse Ernesto Gove, falando, sexta-feira, na Matola, no último dia do 39.º Conselho Consultivo do Banco de Moçambique.
Neste momento o país está a ser fustigado por cheias e inundações de grande magnitude, isolando extensas regiões das províncias da Zambézia, Nampula, Niassa, Sofala e Manica. Trata-se de uma calamidade cujo impacto se vai fazer sentir no desempenho da economia nacional.
Entretanto, intervindo na ocasião, Ernesto Gove renovou o cometimento do Banco de Moçambique em prosseguir com a sua nobre função de Banco Central da República de Moçambique, contribuindo para a adequada coordenação das políticas fiscal e monetária.
Disse que o banco está ciente da complexidade dos desafios presentes e da missão colectiva que à instituição cabe realizar com sucesso para o bem do país.
Entre os desafios o Governador do banco central citou a consolidação da estabilidade macroeconómica e reformas bem-sucedidas realizadas em vários domínios da vida nacional e promoção da cultura de trabalho e inclusão."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário