terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CABO VERDE É O TERCEIRO PAIS DO MUNDO QUE CONSOME MAIS COMIDA SAUDAVEL

"ACTUALIDADE

A SEMANA :

Cabo Verde é o terceiro país do mundo que consome mais comida saudável 24 Fevereiro 2015

Cabo Verde é o terceiro país do mundo com maior consumo de alimentos saudáveis. Em primeiro lugar está a Tunísia, seguida dos Barbados, indica uma pesquisa da Universidade de Cambridge, Inglaterra. O estudo ressalta que, apesar de países ricos terem mais acesso a comidas saudáveis, apresentam uma dieta mais pobre do que os subdesenvolvidos por causa do consumo excessivo de junk food ("comida de plástico-alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes).

Cabo Verde é o terceiro país do mundo que consome mais comida saudável
O estudo, publicado no jornal inglês “The Lancet Global” avaliou o menu de 197 países, entre 1990 e 2010, que abrigavam nessa altura quase 90% da população mundial. E Cabo Verde figura no terceiro posto no item países que consomem mais alimentos saudáveis.
Arménia, Hungria, Bélgica e República Checa são os quatros países com dietas menos nutritivas do mundo. Já Chade, Serra Leoa, Mali, e Gâmbia, todas as nações africanas, ocupam os primeiros lugares de melhores dietas do mundo.
Azerbaijão, Eslováquia, República Checa e Bélgica perfazem o quadrante de Nações com maior consumo de junk food, numa lista em que os Estados Unidos posicionam-se no 9º lugar, seguido por Rússia que fecha a tabela.
Esta gritante contradição mostra que nos países mais ricos a comida de má qualidade têm dominado as mesas, apesar de terem maior acesso a alimentos. Estes vivem aquela velha batalha de muita quantidade vs. pouca qualidade.
Em sentido contrário estão as nações com pouca quantidade versus muita qualidade. De acordo com a pesquisa, a base da dieta de países em que a maioria da população vive na miséria e inclusive regista mortes causadas por fome não mudou nos últimos 20 anos.
E, apesar de reduzida e muito limitada, a alimentação ainda é mais rica em nutrientes do que a comida derivada de produtos industrializados consumidos em países ricos. Segundo o estudo, estados pobres consomem mais frutas, verduras, castanhas e grãos, alimentos que fazem bem para a saúde e ajudam a evitar doenças como diabetes, tensão alta, cancro e obesidade.
Enquanto isso, os países ricos cada dia têm enchido o prato com comidas que aumentam as possibilidades destas doenças aparecerem, e até ao ano de 2020 elas serão responsáveis por mais de 75% de todas as mortes no mundo. Em jeito de remate a pesquisa também ressalta que os idosos comem melhor do que os jovens, e as mulheres seguem dietas mais saudáveis do que os homens.
Mais detalhes veja:
http://saude.terra.com.br/nutricao/paises-pobres-tem-dieta-mais-nutritiva-que-nacoes-ricas,7d40ebd4b13ab410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html"
FONTE: JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE

Sem comentários:

Enviar um comentário