terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CABO VERDE MINDELO PORTO GRANDE VAI TER PLATAFORMA DE FRIO

"ECONOMIA

A SEMANA :

Empresa que vai explorar Plataforma de frio do Porto Grande será anunciada em Março 17 Fevereiro 2015

Um grupo de noventa técnicos já está preparado para trabalhar na recém-construída plataforma de frio do Porto Grande do Mindelo, cuja inauguração deve acontecer muito em breve. Formados nas mais variadas valências que esse moderno complexo de congelamento e manuseio de produtos alimentares vai incorporar, os participantes receberam os diplomas no início desta semana e, segundo Claudio Foresi, a média de aproveitamento foi “bastante satisfatória”: dezasseis em vinte. “A plataforma já está pronta. Agora só espera a empresa concessionária que a irá explorar. Espero que todos possam trabalhar nesta infraestrutura moderna, que vai proporcionar excelentes condições de conservação e tratamento de pescado”. Palavras que o referido quadro técnico da “Friologic”, empresa espanhola construtora do empreendimento, dirigiu aos presentes na cerimónia de entrega dos certificados.

Empresa que vai explorar Plataforma de frio do Porto Grande será anunciada em Março
A formação, que durou 312 horas, disponibiliza ao mercado técnicos competentes para trabalhar no complexo de frio do Porto Grande, que vai ser gerido por uma empresa privada. Dois grupos empresariais já manifestaram interesse em participar no concurso público, mas pediram uma prorrogação de duas semanas no prazo de entrega das propostas financeiras. Assim, os concorrentes têm agora até o dia 17 de Fevereiro para entregarem os respectivos processos. O vencedor será anunciado em Março devido a esse atraso.
O programa formativo, segundo Eduardo Lima, director dos recursos humanos da Enapor, deveria abranger um número muito inferior de pessoas. Porém, o interesse suplantou as expectativas e obrigou a Enapor a aceitar mais candidatos do que o previsto. “Cabe referir que foram desenvolvidas dezassete acções formativas, que envolveram 223 participações. Ou seja, houve formandos que participaram em mais do que um curso”, explica Eduardo Lima, que deixou claro aos diplomados que, apesar de estarem aptos a trabalhar, caberá à concessionária escolher quem e quantos técnicos vai recrutar.
Os cursos contemplaram áreas como manutenção de instalações frigoríficas, electricidade, informática, tratamento de pescado, manipulação de alimentos, prevenção de riscos laborais, primeiros-socorros, técnicas de laboratório, etc. Para o formando José Luís Rocha, dezenas de técnicos ficaram aptos a integrar o complexo de frio, apesar do pouco tempo de duração dos cursos.
KzB"
FONTE: JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE.

Sem comentários:

Enviar um comentário