terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CPLP - 2 - III ENCONTRO DE PORTOS CPLP - OS TRANSPORTES E AS INFRA ESTRUTURAS SÃO DETERMINANTES

" III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP .  Destaque no «Jornal de Angola»
A comunicação social angolana esteve bastante atenta ao III Encontro de Portos da CPLP, tendo acompanhado intensivamente os trabalhos durante os dois dias.Destacamos aqui notícias do “Jornal de Angola”, da autoria de Garrido Fragoso e Madalena José, com chamada de primeira página, na edição de 3 de Dezembro de 2010. Apresentação do Estudo de Mercado dos Países e dos Portos da CPLP. A APP disponibiliza aos interessados o estudo de mercado dos Países e dos Portos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) apresentado durante o III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu em Luanda, a 2 e 3 de Dezembro de 2010. Estudo realizado pela FORDESI, mediante concurso realizado pela APP, na sequência de decisão tomada no II Encontro de Portos da CPLP, que se realizou em Fortaleza (Brasil), em Novembro de 2009.
 III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA
* Apresentação de Matos Fernandes, Porto de Leixões, APDL
Já se encontra disponível, no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare, o powerpoint de suporte à intervenção de Matos Fernandes, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Leixões, APDL (Portugal), no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda. Intervenção subordinada ao tema “O papel dos Portos e das Plataformas Logísticas como instrumento da cadeia de transporte”.
 III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA
Apresentação de Rosário Mualeia, CFM, Moçambique
Já se encontra disponível, no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare, o powerpoint de suporte à intervenção de Rosário Mualeia, Presidente dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda. Intervenção subordinada ao tema “O Papel dos CFM no Desenvolvimento dos Portos Moçambicanos”.
 III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA
* Apresentação de Vieira dos Santos – Comunidade Portuária do Porto de Leixões. Já se encontra disponível, no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare, o powerpoint de suporte à intervenção de Vieira dos Santos, Presidente da Comunidade Portuária do Porto de Leixões (Portugal), no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda. Intervenção subordinada ao tema “O Papel das Comunidades Portuárias no Desenvolvimento dos Portos”.
 III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA
*DUKC – Resguardo Dinâmico sob a Quilha. Já se encontra disponível, no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare, o powerpoint de suporte à apresentação, por Luís Barroso, membro do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, APL (Portugal), do sistema DUKC (Resguardo Dinâmico sob a Quilha – Dynamic Under keel Clearance), sistema adoptado pela APL. Apresentação no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda.
 III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA
* Apresentação de Serigne Mbaye Thiam – Dakar (Senegal) . Já se encontra disponível, no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare, o powerpoint de suporte à intervenção de Serigne Mbaye Thiam – Dakar (Senegal), no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda. Intervenção subordinada ao tema “A Integração do Sistema Contábil e Financeiro dos Portos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação”.
Versão da apresentação em língua portuguesa.
 III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA
*Apresentação de Luís Barroso, Porto de Lisboa, APL. Já se encontra disponível, no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare, o powerpoint de suporte à intervenção de Luís Barroso,membro do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, APL (Portugal), no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda.
Intervenção subordinada ao tema “Segurança Portuária e o papel da Administração Portuária na prevenção dos riscos ambientais”.
III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA
* Apresentação de Carlos Gouveia Lopes, Porto de Setúbal, APSS. Já se encontra disponível, no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare, o powerpoint de suporte à intervenção de Carlos Gouveia Lopes, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Setúbal, APSS (Portugal), no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda. Intervenção subordinada ao tema “JUP – Janela Única Portuária”.
 III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA
* Apresentação de Lídia Sequeira, Porto de Sines, APS. Já se encontra disponível, no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare, o powerpoint de suporte à intervenção de Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines (Portugal), no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda.
Intervenção subordinada ao tema “Novos Caminhos do Transporte Marítimo – As Auto-Estradas do Mar”.
 III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP, EM LUANDA
* Apresentação de Franklim Spencer, ENAPOR, Cabo Verde
Já se encontra disponível, no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare, o powerpoint de suporte à intervenção de Franklim Spencer, Presidente da ENAPOR (Portos de Cabo Verde), no III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda. Intervenção subordinada ao tema “Novos desafios no controlo de mercadorias – O caso de Cabo Verde”. Integrada no painel “Segurança e Protecção (Safety and Security) nos Portos”, moderado por Marta Mapilele, Administradora Executiva da CFM (Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique).
 III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP
* Conclusões
Divulgamos as conclusões do III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu em Luanda,a 2 e 3 de Dezembro de 2010. Aceda ao documento em formato Word.
 III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP
* Portos querem criar associação lusófona em Luanda
A Associação de Portos da Comunidade de Países de Língua Portuguesas (CPLP) poderá ser constituída no III encontro de portos de países da organização, que hoje encerra em Luanda, manifestaram os dirigentes portuários lusófonos. O ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás, disse no discurso de abertura que a economia angolana depende muito ainda das importações e exportações, por isso os portos e o sistema marítimo representam para "um pilar determinante", que merece especial atenção do governo.
 JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL
*A CPLP também ao serviço da economia
Tem início, esta quinta-feira, dia 2 de Dezembro, em Luanda, Angola, o III Encontro de Portos da CPLP.
A magna reunião, que decorre durante dois dias, no Hotel Convenções Talatona, reúne responsáveis das administrações portuárias dos países que integram a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor. Aprofundar as relações de trabalho e de cooperação, incrementar as relações comerciais entre os portos e contribuir para melhorar as relações de transporte e comerciais entre o conjunto de países de língua portuguesa são os objectivos primaciais do encontro. José Luís Cacho, Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), dá especial relevo à vertente económica do encontro." Fonte NEWLETTER@PORTOSDEPORTUGAL.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário