segunda-feira, 10 de novembro de 2014

VIAJAR? SE VAI VIAJAR CUIDADOS PRÉVIOS E PRÁTICOS A CONSIDERAR, DIZ O WWW.DINHEIROVIVO.PT E FALA A VOZ DA EXPERIÊNCIA...

Pesquise sobre o destino, leve cópias da documentação e verique limite de bagagens.

Vai de viagem? Então veja o que deve levar na sua mala

04/11/2014 | 15:20 |  Dinheiro Vivo
Muitas profissões obrigam a deslocações constantes e nem sempre é fácil preparar e decidir o que levar na mala de viagem. Existe sempre a tentação de colocar demasiadas peças, mas também a necessidade de rentabilizar o espaço de arrumação. Siga os conselhos de Rita Carvalho, consultora de imagem na InStyleland para planear com sucesso a sua viagem. 1. Pesquise sobre o destino
Esta é a primeira regra para quem viaja. Informe-se sobre o seu destino: se necessita de passaporte ou de cartão de cidadão; de visto, de vacinas ou de medicação; qual o clima previsto (as peças devem estar adequadas às temperaturas); e quais as restrições e hábitos culturais locais, de modo a estar preparado e evitar situações indesejáveis.
Para a sua aprovação e emissão, o visto deve ser solicitado com a devida antecedência. Saiba que alguns países não permitem a entrada se o passaporte indicar que visitou certos destinos ou se o seu prazo de validade expirar no prazo de seis meses. Informe-se na sua agência de viagens ou empresa.
2. Leve fotocópias da sua documentação
Faça três cópias do seu bilhete de avião (e-ticket), do passaporte ou cartão de cidadão, da carta de condução e dos cartões de crédito que levar consigo. Deixe uma cópia em casa, uma segunda cópia no seu escritório e leve a terceira na sua bagagem de mão. Anote também os contactos telefónicos das empresas dos cartões de crédito e o da embaixada ou consulado (nacionalidade do passaporte) do país a visitar. Se perder os documentos, este cuidado vai facilitar a sua substituição.
Se levar um computador portátil deve fazer antes uma cópia de segurança dos ficheiros, limitar a quantidade de informação confidencial armazenada no seu disco rígido e utilizar palavras passe-seguras. Deve registar a marca e o modelo do portátil, bem como o número de série, rotular todos os equipamentos com informações de contacto, e embalar os acessórios necessários (pilhas, carregador, adaptador, etc.). Mantenha uma cópia dessas informações na carteira, para a polícia ou segurança, caso o portátil seja roubado ou se extravie. Leve-o sempre consigo na bagagem de mão.
3. Faça uma lista do que é necessário levar
Uma boa forma de não se esquecer de nada é fazer uma lista das peças. Assim, é mais fácil confirmar o que tem de arrumar na mala.
Se for uma viagem curta, de dois dias até uma semana, leve roupas suficientes para a duração da viagem mais duas mudas extra. Escolha roupa, calçados e acessórios, assim como uma paleta de cores fácil de conjugar. Reduza os estampados e opte por peças lisas e clássicas. Por exemplo, com três camisas e três calças pode fazer nove combinações de roupa. Algumas peças podem ser usadas tanto para o dia como para a noite com diferentes acessórios. Analise o seu programa de viagem e veja que tipo de roupa será necessária para as suas actividades e compromissos.
Escolha roupas que sejam fáceis de arrumar na mala e que não ocupem muito volume ou amarrotem com facilidade. Se chover, uma gabardine é uma peça obrigatória para levar de viagem. Se estiver frio, o melhor é vestir por camadas e levar acessórios como um lenço, cachecol, chapéu e luvas.
Em relação ao calçado, verifique se vai andar bastante ou se vai permanecer em salas de reunião, de forma a escolher algo confortável e adequado à ocasião. Não se esqueça de confirmar se o programa inclui eventos sociais, nos quais será necessário usar uma roupa e acessórios mais sofisticados.
4. Verifique qual é o limite de bagagens
Se viajar de avião, muitas companhias aéreas têm limitado o tamanho das bagagens de mão e outras bagagens, sem cobrar taxas extras. Informe-se de quais são as suas restrições, sobretudo da bagagem de mão (peso e medidas).
Na classe económica apenas é autorizado o transporte de um volume, com excepção do porta-fatos. Na classe executiva ou primeira classe pode transportar, habitualmente, até dois volumes na cabine.
Lembre-se que quaisquer objetos que possam ser usados como arma, tais como tesouras, lâminas de barbear, isqueiros e desodorizante em spray inflamável não são permitidos na mala de mão. As embalagens dos produtos líquidos e em gel não devem exceder os 100 ml, devendo transportá-las num saco transparente com fecho.
Certifique-se que leva também os medicamentos na sua mala de mão, para o caso da sua bagagem de porão se extraviar. Para evitar questões com substâncias ilegais, deve trazer os medicamentos nas suas caixas originais, acompanhadas do folheto e de uma declaração do seu médico.
Recomenda-se, ainda, levar na bagagem de mão: artigos de higiene pessoal e uma muda de roupa.
5. Escolha o tipo de mala
Na hora de escolher a mala, tenha em conta o seu tamanho, peso e facilidade de transporte. Prefira malas com rodinhas, por serem mais fáceis de transportar, mas esteja preparado para carregá-la se for necessário. As malas rígidas protegem melhor a sua bagagem, mas têm mais peso.
Coloque sempre uma etiqueta com o seu nome e informações de contacto para facilitar a sua identificação. Por motivos de segurança, não se esqueça de usar um cadeado ou de pedir para embalar a mala antes do check-in.
6. Não se esqueça dos artigos de higiene pessoal
Prefira cosméticos e artigos de higiene pessoal de pequena dimensão, que não ocupem muito espaço na mala. Muitas marcas comercializam artigos em miniatura e certas lojas vendem recipientes de viagem, que pode encher com os seus produtos habituais. Se levar frascos de vidro, como o perfume, certifique-se que estes vão devidamente acondicionados. Os produtos devem ser sempre transportados numa bolsa de plástico ou de pele, de forma a que se uma embalagem abrir ou rebentar não suje a roupa.
7. A melhor forma de arrumar a mala
- Lembre-se sempre que os artigos grandes e pesados devem ficar em baixo, e os itens que tendem a amarrotar devem ficar em cima. Além disso, as roupas enroladas não vincam tanto e podem ser facilmente empilhadas.
- Para aproveitar o espaço, coloque o calçado nos cantos da mala, com as meias e as gravatas enroladas dentro dos sapatos. Pode ainda colocar outras peças pequenas, como acessórios, dentro de pequenos sacos. Cada par de sapatos deve ser acondicionado num saco para não sujar a roupa.
- De seguida, coloque as peças mais pesadas e volumosas. Minimize o número de dobras e prefira peças de tecidos que não amarrotem com facilidade. Enrole as calças, dobrando-as ao meio e a partir da parte de baixo.
- Preencha os cantos da mala com roupas e acessórios menores, como peças íntimas, cintos, luvas, cachecóis, lenços e gravatas. Enrole algumas camisas mais informais, para evitar vincos, e coloque-as nos espaços que sobrarem.
- Deixa para último as roupas que amarrotam, como as camisas.
- Caso necessite de levar um casaco, vire-o do avesso, dobre-o em quatro e coloque por último, por cima de tudo. Se levar um fato o ideal é transportá-lo num porta-fatos como bagagem de mão.
Não se esqueça que no aeroporto podem pedir para abrir a mala, pelo que convém ter os artigos devidamente arrumados e acondicionados.
8. Como dobrar as peças na mala
Vestidos - Se vai levar vestidos longos, coloque-os no fundo da mala, com as partes de cima e de baixo a sair pelas extremidades da mala. Depois que colocar as camisas e as outras peças, puxe as pontas dos vestidos por cima das outras roupas.
Roupa interior - Dobre as meias e as roupas íntimas ao meio. Use-as para preencher os espaços da mala ou coloque-as na bolsa lateral com fecho da mala.
Calças - Comece por colocar primeiro as calças na mala, de forma plana. Dobre a parte de baixo até à parte de cima.
Saias - Dobre a saia ao meio, de um lado para o outro e, de seguida, dobre a parte de baixo até à parte de cima.
Camisas - Feche todos os botões da camisa. Coloque a face da camisa para baixo, dobre os braços ao nível dos ombros e depois dobre a camisa duas vezes, do fundo até um terço e da gola até um terço.
Gravatas - Dobre cada gravata ao meio e depois coloque-a em papel de seda ou numa película plástica, enrolando-a de seguida. Se pretender, use um elástico para prender. Para mantê-la em boas condições e poupar espaço, coloque-a dentro dos sapatos.
Blusas - Como não precisam de estar tão bem passadas como as camisas, dobre-as e depois enrole-as para ocupar menos espaço. As camisas enroladas podem servir também para proteger artigos mais frágeis guardados na mala.
Casacos - Desabotoe o casaco e vire-o do avesso. Dobre os ombros para trás até que eles se toquem. Pegue as mangas e dobre-as para que fiquem em cima. Então, dobre a parte de baixo até a parte de cima e alise levemente.
Sapatos - Os sapatos são um excelente acessório para arrumar pequenas coisas na sua mala de viagem. Além de gravatas e meias, pode colocar dentro deles os cintos e os óculos.
Antes de sair de casa, não se esqueça de pesar a sua mala de forma a avaliar se vai viajar com excesso de peso na bagagem.
No dia da viagem, escolha roupa e calçado confortável e quente, peças que não amarrotem e facilitem os movimentos, leve um lenço e meias para se proteger do ar condicionado e evite bijuteria com detalhes metálicos, pois vai ter de retirá-la no controlo de bagagem.
Informe-se sobre o seu destino: se necessita de passaporte, de visto, de vacinas ou de medicação, qual o clima previsto, e quais as restrições e hábitos culturais locais"
FONTE: www.dinheirovivo.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário