quinta-feira, 6 de novembro de 2014

TETE, CELESTINO CHECANHANZA PRESIDENTE DO MUNICIPIO, ACOMPANHA NO TERRENO REABILITAÇÃO DAS RUAS DA CIDADE

O PRESIDENTE do Conselho Municipal da cidade de Tete, Celestino Checanhanza, disse há dias que, até ao final do ano, cerca de dois quilómetros de estradas da urbe serão completamente reabilitadas com pavê e saibro.
O chefe da edilidade local fez esta promessa depois de visitar as obras de reabilitação de algumas rodovias, tendo, na circunstância, instado os empreiteiros envolvidos a honrarem os seus compromisso, realizando os trabalhos com qualidade e dentro dos prazos acordados.
“Estou a ver o vosso trabalho, mas não vou efectuar o pagamento da última tranche sem a certificação da qualidade do mesmo pelos peritos na matéria de construção de estradas, pois quero evitar entregar dinheiro a empreiteiros que executaram obras sem qualidade”, avisou o edil da cidade de Tete.
Aquele autarca disse ainda que o que está planificado para este ano é dar continuidade à reparação das ruas e estradas com maiores problemas, ligando a cidade de cimento com a zona peri-urbana antes do início da época chuvosa que já se avizinha.
“Os buracos nas principais ruas da cidade têm dias contados. Estamos a executar com algumas empresas contratadas e o pessoal do Conselho Municipal trabalhos de tapamento dos buracos e, em alguns casos, a construção de raiz”, anotou Checanhanza.
A edilidade da cidade de Tete está, paulatinamente, a implementar o seu Plano Director de Estrutura da Cidade, instrumento orientador da criação de condições básicas mínimas para os munícipes e para o melhor ordenamento do solo urbano.
O plano director, cuja elaboração contou com parceria de algumas instituições e personalidades radicadas na cidade de Tete, indicou a região do bairro Mpháduè para a expansão da urbe, tendo sido estabelecidas as regras de ocupação do solo assim como o tipo de infra-estruturas a erguer, incluindo o traçado para os sistemas de esgoto e canalização de água potável.
Celestino Checanhanza apontou ainda que estão em curso obras de utilidade pública como sanitários, melhoramentos nos principais mercados municipais, colocação de semáforos em diversos troços do centro da cidade para monitorar o trânsito de viaturas, entre outras actividades.
Entretanto, alguns munícipes contactados pela nossa Reportagem, destacaram os esforços empreendidos pela edilidade para a melhoria das suas condições de vida e da cidade, não obstante reconhecerem haver ainda muito por fazer, nomeadamente no ordenamento e ocupação do solo urbano.
BERNARDO CARLOS"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário