segunda-feira, 24 de novembro de 2014

NHAMATANDA, SOFALA, MOÇAMBIQUE, CANA - DE -´AÇÚCAR LANÇADO PROJECTO DE 60 HECTARES PELA ASSOCIAÇÃO DE MUDA - MACEQUECE, A FABRICA DE AÇÚCAR DE MAFAMIBISSE CONTA ASSIM COM MAIS UM FORNECEDOR

UM projecto-piloto de produção da cana-de-açúcar acaba de ser lançado pelos camponeses da associação de Muda-Macequesse, em Nhamatanda, numa área de aproximadamente 60 hectares.
A primeira produção prevista para Novembro do próximo ano servirá para alimentar a fábrica da companhia Açucareira de Moçambique, em Mafambisse, no distrito do Dondo, em Sofala.
Trata-se de uma iniciativa ímpar do Governo neste domínio, através do Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) que absorveu cerca de 30 milhões de meticais aplicados na reabilitação do sistema de rega do rio Muda, na localidade de Lamego.
O presidente da associação local dos camponeses, Rui Vicente, mostrou-se bastante comovido com a concretização deste projecto, que surge depois de prolongadas incertezas que pairavam desde 2005. O grupo dedicava-se à produção de hortícolas e piri-piri com a falta do mercado, assistência técnica e fornecimento de insumos, o que acabou deitando abaixo o esforço dos camponeses.
Falando aos produtores durante o acto solene que teve lugar na última quarta-feira, o administrador de Nhamatanda, Sérgio Moiane, disse que esta parceria inteligente é deveras importante para a visibilidade e desenvolvimento dos associados nesta actividade económica de rendimento.
O coordenador da PROIRRI em Sofala, o agrónomo Manuel Magombe, desafiou os beneficiários no sentido de alcançarem as metas previamente estabelecidas pelas partes que prevêem a produção de 95 toneladas de cana-de-açúcar por hectare.
Só assim, que segundo a fonte, o projecto será exemplo de sucesso e servirá como fonte de inspiração para futuras iniciativas naquele distrito.
Por seu turno, o director fabril da Açucareira de Moçambique, Pascoal Macule, indicou que a comparticipação da Tongaat Hulett, que detém 85 por cento das acções daquela indústria, consiste, no caso particular deste projecto de Muda-Macequesse, na gestão, absorção de cana, manutenção do sistema de irrigação e todo suporte técnico.
HORÁCIO JOÃO"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário