sábado, 15 de novembro de 2014

MÁRMORES EM MONTEPUEZ VAI REINICIAR EXPLORAÇÃO DO MÁRMORE

"Montepuez vai reiniciar exploração do mármore                                   


                                  
                                
                                     

 

Marmore montepuezA Empresa Moçambicana de Exploração Mineira (EMEM) assinou esta sexta-feira em Maputo, um acordo com o Grupo Sarla da Índia para o reinício da produção de mármore em Montepuez, província nortenha de Cabo Delgado. O acordo foi formalizado pelo presidente da EMEM, Casimiro Francisco, e pelo representante da Sarla, Prabhat Jain.
Moçambique possui um longo historial na mineração de mármore em Montepuez, tendo as pedreiras de mármore interrompido a sua produção há quatro anos, quando o Grupo português Visabeira decidiu cessar as suas operações porque, alegadamente, estava a enfrentar problemas tecnológicos na extracção.

A estrutura accionista da nova empresa inclui a Sarla com 51 por cento e a EMEM com os restantes 49 por cento.

Falando a imprensa minutos após assinatura do acordo, Francisco disse que o grupo Sarla vai investir 10 milhões de dólares nas pedreiras, cabendo a EMEM participar com o direito de uso e aproveitamento da terra, equipamentos e instalações existentes.

Ele disse acreditar que as pedreiras de mármore poderão retomar a produção até finais de 2015. Actualmente, existem três pedreiras na concessão que ocupa uma área de 850 hectares, mas o novo consórcio poderá abrir mais outras.

Espera-se que a reactivação da empresa venha a criar 150 empregos.

Francisco aproveitou a oportunidade para explicar que a meta inicial é atingir uma produção de 10 mil metros cúbicos de mármore por ano. O próximo passo será a construção de uma unidade de corte e polimento de mármore na cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado.

A referida unidade vai exigir um investimento adicional no valor de cinco milhões de dólares e, eventualmente, muito mais se a produção aumentar para além dos 10.000 metros cúbicos por ano.

Jain, por seu turno, elogiou a qualidade do mármore branco em Montepuez que, segundo ele, é semelhante ao que foi usado para construir o Taj Mahal, o monumento mais famoso na Índia.

Ele disse que o Grupo Sarla, criado em 1984, foi 'pioneiro na Índia no uso de nova tecnologia para o processamento de mármore'.

Jain disse que, inicialmente, o consórcio EMEM-Sarla deverá vender o mármore produzido em Moçambique na região da África Austral.

Contudo, devido a grande demanda para mármore de alta qualidade em todo o mundo, o consórcio também poderá exportar o mármore de Montepuez para a Ásia, Europa, África do Norte e Médio Oriente.
(RM/AIM)"
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário