terça-feira, 4 de novembro de 2014

PORTUGAL PRESIDENTE DA REPUBLICA CAVACO SILVA CONDECOROU PRESIDENTE DA REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE ARMANDO EMILIO GUEBUZA COM O MAIS ELEVADO GRAUDA ORDEM DO INFANTE D.HENRIQUE

 "Director: Jaime Langa
Terça-feira, 04 de Novembro de 2014



 
O PRESIDENTEda República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, condecorou o seu homólogo moçambicano, Armando Guebuza, com o mais elevado grau da Ordem do Infante D. Henrique, anunciou ontem a embaixada de Portugal em Maputo.
“O Presidente Aníbal Cavaco Silva expressa através desta condecoração um sinal inequívoco do apreço e do reconhecimento, ao mais alto nível do Estado português, pelo Presidente Armando Guebuza e pelo contributo que este deu para o desenvolvimento das especiais relações de amizade, cooperação e solidariedade que existem entre os dois Estados e os dois povos”, refere-se num comunicado da embaixada portuguesa, citado pela Agência Lusa.
De acordo com esta fonte, a mesma distinção já tinha sido atribuída aos antigos presidentes moçambicanos Samora Machel e Joaquim Chissano.
Armando Guebuza encontra-se no fim do seu segundo e último mandato na presidência moçambicana e será sucedido por Filipe Nyusi, que venceu as eleições presidenciais a 15 de Outubro último.
Ainda de acordo com a LUSA, a distinção ficou registada na Chancelaria das Ordens Portuguesas e foi publicada no Diário da República, não se prevendo nenhuma cerimónia de condecoração.
Na sexta-feira, Cavaco Silva felicitou o sucessor de Guebuza e manifestou-se convicto de que as relações entre Lisboa e Maputo “encontrarão renovadas oportunidades de reforço e aprofundamento” durante o mandato de Filipe Nyusi.
“Estou seguro de que, no decorrer do mandato de Vossa Excelência, os especiais laços de amizade e cooperação que unem os nossos povos e países encontrarão renovadas oportunidades de reforço e aprofundamento, tanto no plano bilateral, como no quadro da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa)”, escreveu Cavaco Silva, numa mensagem de felicitações a Filipe Nyusi. Na mesma nota, Cavaco Silva prometeu o seu “continuado empenho pessoal” no reforço das relações bilaterais, defendendo que “uma mais estreita parceria entre Portugal e Moçambique corresponde ao melhor interesse” dos dois povos e países.
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário