sábado, 29 de novembro de 2014

"AS VAGAS DA DEMOCRATIZAÇÃO, 2 DE DEZEMBRO DE 2014, FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN ENCERRA ESTA CONFERENCIA AS COMEMORAÇÕES OFICIAIS DOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL"

"DOCUMENTOS OFICIAIS

CONFERÊNCIA: «AS VAGAS DA DEMOCRATIZAÇÃO»

Realiza-se no próximo dia 2 de dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, a conferência «As vagas da democratização», uma iniciativa que encerra as Comemorações Oficiais dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, promovidas pelo Governo de Portugal. Esta conferência conta com a presença dos Professores Phillippe Schmitter, Michael Baum e Radosław Markowski, assim como do escritor e Investigador Abdulai Sila.
Esta conferência internacional parte do 25 de Abril como início da chamada «terceira vaga» de democratização para refletir sobre a importância global da experiência portuguesa. Revisitando a transição democrática portuguesa, em perspectiva comparada, esta conferência pretende abordar também o seu impacto na Europa de Leste e em África, assim como o estado da democracia no Mundo.
A conferência tem como comissários José Tavares, da Nova SBE, e Pedro Magalhães, do Instituto de Ciências Sociais, que vão moderar as sessões.
Programa:
Mesa Redonda: 9h30
Moderação: José Tavares
Michael Baum
Radosław Markowski
Abdulai Sila
Palestra: 11h30:
Apresentação: Pedro Magalhães
Philippe Schmitter
Sessão de encerramento das «Comemorações Oficiais dos 40 anos do 25 de Abril de 1974»
Miguel Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional
Participantes:
  • Michael Baum é Professor de Ciência Política da Universidade de Massachusetts Darmouth. Especialista em política comparada, a sua investigação foi publicada no West European Politics, The European Journal of Political Research, South European Society and Politics e ainda em diversas revistas científicas e capítulos de livros, tanto em português como inglês. Em 2014, foi escolhido pela Embaixada dos Estados Unidos em Portugal e nomeado pelo Primeiro-ministro Português para o Conselho de Administração da Fundação Luso-Americana do Desenvolvimento.
  • Radosław Markowski é o responsável do Departamento de Política Comparada do Instituto de Estudos Políticos da Academia de Ciências da Polónia e Presidente do Centro de Estudos da Democracia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades de Varsóvia. Cientista Político e especialista em Política Comparada e Estudos Eleitorais, é Diretor do grupo de Estudos Nacional de Eleições da Polónia, desde 1995, e membro do Comité de Planeamento de Estudos Comparativos de Sistemas Eleitorais, desde 1997. Markowski é Professor Convidado da Universidade de Duke, Wisconsin, da Universidade de Rutgers, em Nova Jérsia, e do Centro Europeu Universitário. É autor ou editor de seis livros e de diversos artigos, incluindo «Post-Communist Party Systems: Competition, Representation and Inter-party Cooperation» (Cambridge University Press, 1999) e está nos conselhos editoriais do European Journal of Political Research, European Union Polítics, Perspectives on European Politics and Society e do Journal of Political Science Education.
  • Abdulai Sila é formado em engenharia electrotécnica e em gestão de empresas. Foi co-fundador do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), do GREC (Grupo de Expressão Cultural) e da revista cultural Tcholona. Fundou, em 1994, a primeira editora privada guineense, a Ku Si Mon Editora, que tem contribuído para o fomento da literatura e para a divulgação de obras guineenses. O seu interesse pela literatura e pela escrita começou no liceu e traduziu-se, em 1994, na publicação do romance «Eterna Paixão», considerado o primeiro romance guineense. Seguiu-se, em 1995, a publicação de «A Última Tragédia». Em 1997 «Mistida» completa a trilogia, numa edição de 2002 que reúne as três obras. Tendo começado a carreira literária como ficcionista, transitou para outros géneros. Publicou, em 2007, a primeira obra de dramaturgia guineense «As Orações de Mansata» e, em 2013, a sua segunda peça de teatro «Dois Tiros e uma Gargalhada». Abdulai Sila foi recentemente eleito Presidente da Associação de Escritores da Guiné-Bissau.
  • Philippe Schmitter é Professor Emérito do Departamento de Ciências Políticas e Sociais do Instituo Europeu Universitário de Florença. Graduado na Universidade de Genebra, tem um doutoramento na Universidade da Califórnia em Berkeley. Desde 1967 foi, sucessivamente, professor assistente, professor associado e professor no Departamento de Política da Universidade de Chicago, depois no Instituto Europeu Universitário (1982-86) e ainda na Universidade de Stanford (1986-1996). Foi também Professor Convidado nas Universidades de Paris-1, Genebra, Mannheim e Zurique e investigador na Fundação Humboldt, na Fundação Guggenheim e no Centro de Estudos Avançados em Ciência do Comportamento de Palo Alto. Publicou diversos livros e artigos sobre política comparada, sobre a integração regional da Europa Ocidental e da América Latina, sobre a transição democrática no Sul da Europa e na América Latina e ainda sobre regulação de classes e interesses profissionais. O seu trabalho atual incide sobre as características políticas emergentes na Europa, a consolidação da democracia no Sul e no Leste da Europa e ainda na possibilidade da pós-democracia liberal na Europa Ocidental e na América do Norte.
20141124 Cartaz Vagas Democratizacao
Tags: cidadania

Sem comentários:

Enviar um comentário