sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PAULO PORTAS VICE PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL CHEGA ESTE SÁBADO A MAPUTO PARA VISITAR A FACIM

"PR moçambicano inaugura Feira Internacional de Maputo, com forte presença portuguesa

23 de Agosto de 2013, 11:15

Maputo, 23 ago (Lusa) - O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, vai inaugurar na segunda-feira a 48.ª Feira Internacional de Maputo (FACIM), a maior feira empresarial anual moçambicana, durante a qual vai visitar o pavilhão de Portugal, onde estará o vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas.
Armando Guebuza percorrerá o "stand" de Portugal, que vai estar representado com cerca de 150 empresas na edição deste ano da Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Moçambique, a decorrer entre 26 de agosto e 01 de setembro, o que torna esta presença numa das maiores de sempre no certame.
A representação de Portugal é organizada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que acolhe empresas oriundas de Portugal, mas fora desse espaço ficarão outras empresas nacionais e moçambicanas com capital português.
Praticamente, estarão representados todos os setores da economia portuguesa, como os tradicionais ramos da construção civil, têxtil, produtos alimentares e outros, mas também, como novidade, a indústria farmacêutica, que, este ano, surge na mais importante mostra empresarial de Moçambique.
Em declarações à Lusa, o delegado em Moçambique da AICEP, Fernando Carvalho, considerou que "a FACIM é uma grande oportunidade para as empresas que não estão no mercado darem a conhecer a sua oferta, estabelecendo contactos e encontrando potenciais clientes e parceiros, e, para as que se instalaram no mercado há pouco tempo, é também uma forma de se darem a conhecer".
A presença de expositores portugueses na FACIM remonta aos anos 1980, e, desde sempre, o seu pavilhão é um dos maiores da feira, reunindo um variado leque de serviços e produtos com selo português, oferecidos por organizações públicas e privadas.
A 30 de agosto celebra-se o dia de Portugal, com várias iniciativas, entre as quais, um seminário sob o tema "A caminho da internacionalização", que deverá contar com a presença do ministro português da Economia, Pires de Lima, e do presidente da AICEP, Pedro Reis.
E, aproveitando a realização da FACIM, a Associação de Jovens Agricultores de Portugal promove, no dia 29, um seminário sobre o setor, no qual se prevê a presença do secretário de Estado português das Florestas, Francisco Gomes da Silva, e a participação de empresários e responsáveis portugueses, moçambicanos e brasileiros.
O presidente do Instituto Nacional para a Promoção das Exportações (IPEX), João Macaringue, disse que 1.878 expositores de 20 países (1.398 nacionais e 480 estrangeiros) garantiram a sua presença na FACIM-2013.
Expositores do Japão, da Suécia, da Itália e da Polónia vão participar pela primeira vez no evento, adiantou o presidente do IPEX.

MMT // MLL
Lusa/Fim"
FONTE: LUSA/AIM

Sem comentários:

Enviar um comentário