sexta-feira, 29 de agosto de 2014

BANCO DE MOÇAMBIQUE, VICE - GOVERNADOR ANTÓNIO PINTO DE ABREU, CONSIDERA " OS BANCOS MOÇAMBICANOS QUE BENEFICIAM DO INVESTIMENTO DESSES PARCEIROS EUROPEUS MANTÊM-SE SÓLIDOS"

O BANCO de Moçambique (BM)  considera que o sector financeiro nacional permanece  resiliente e com musculatura e pujança suficientes para fazer face à prováveis  choques  que possam ameaçar a economia.
Segundo o vice-governador do BM, António Pinto de Abreu, o Banco Central tem estado a avaliar, com o auxílio de instituições internacionais multilaterais especializadas, a capacidade de resistência do sector financeiro, não havendo, até ao momento, motivo para preocupação.
“Assistimos ao longo dos últimos anos a situações menos satisfatórias de alguns bancos, nomeadamente portugueses com investimentos em Moçambique. Acompanhamos isso de forma serena e concluímos que efectivamente os nossos testes estão correctos: os bancos moçambicanos que beneficiam do investimento desses parceiros europeus mantêm-se sólidos”, disse.
Pinto de Abreu, que falava ontem em Maputo, durante a inauguração de mais uma Agência Moza Banco, afirmou ainda que o BM tem estado acompanhar “de forma activa a situação que se está a viver em Portugal relativamente ao banco BES, que tem interesses no Mozabanco”.
“Os nossos indicadores mostram que o Mozabanco está devidamente capitalizado, apresenta um rácio de solvabilidade em torno dos 13 por cento, substancialmente acima dos rácios impostos pelos rácios internacionais”, disse.
Intervindo na mesma ocasião, o ministro das Finanças, Manuel Chang, disse que a inauguração da Agência Moza Banco “ simboliza em várias vertentes e de forma inequívoca o sucesso da política de desenvolvimento sócio-económica que o governo tem vindo a implementar e materializa os principais objectivos da estratégia do desenvolvimento do sector financeiro aprovada recentemente pelo Governo no que concerne à inclusão financeira”.
Por seu turno o presidente do conselho de administração do Moza Banco, Prakash Ratilal, afirmou que o processo de expansão da rede comercial da sua instituição teve início em 2011, altura em que o Banco contava apenas com duas agências bancária.
“Nos últimos três anos, o nosso Banco tem registado um crescimento notável, assegurando uma presença em praticamente todo o País. Com efeito, terminamos o ano de 2011 com 7 agências, no final de 2012 tínhamos 19 agências e, se tudo correr como esperamos, terminaremos este ano de 2014, com 36 agências”, disse.
De referir que no 1º semestre de 2014, o activo líquido do Moza Banco aumentou em 49 por cento face ao período homólogo de 2013. Segundo Ratilal, “os depósitos não pararam de crescer e o crédito aos clientes aumentou em 44 por cento”."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário