sexta-feira, 22 de agosto de 2014

MIGUEL TROVOADA, ANTIGO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE, NOMEADO NOVO REPRESENTANTE DA ONU PARA A GUINÉ BISSAU

"- NOVO REPRESENTANTE DA ONU NA GUINÉ BISSAU PROMETE EMPENHO EM PROL DA ESTABILIZAÇÃO DO PAIS

21-08-2014 17:59:38

Bissau, 21 Ago (AIM) - O novo representante especial do secretário-geral da Nações Unidas na Guiné-Bissau, Miguel Trovoada, prometeu hoje, à chegada ao país, empenhar-se com 'grande determinação' na 'estabilização e progresso' do estado guineense.

'Ao aceitar [as novas funções], fi-lo com grande determinação de corresponder a um convite que me honrou', referiu o antigo primeiro-ministro e presidente de São Tomé e Príncipe numa curta declaração aos jornalistas no aeroporto de Bissau, onde aterrou num voo comercial, pouco depois da 01:00 local.

Miguel Trovoada mostrou-se satisfeito em poder apoiar 'a acção que a comunidade internacional vem defendendo para a estabilização e progresso da Guiné-Bissau', tanto mais que se trata 'de um país e de um povo' ao qual está 'particularmente ligado por razões de amizade muito antigas'.

Das autoridades guineenses espera 'toda a colaboração e apoio'.

'A prioridade cabe às autoridades da Guiné-Bissau: Elas é que devem determinar o que pretendem fazer e o 'timing' da sua realização e eu julgo que a comunidade internacional deve estar aqui para apoiar na concretização desse desiderato', sublinhou.

'É sempre um prazer dar a minha colaboração. Espero que seja a mais frutífera possível', acrescentou.

Miguel Trovoada, 77 anos, substitui o ex-presidente de Timor-Leste e Prémio Nobel da Paz, José Ramos Horta, à frente do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

O são-tomense conta com dois adjuntos: o brasileiro Marco Carmignani, que se encontra no país desde Junho e que hoje recebeu, no aeroporto, Trovoada, e a portuguesa Maria do Valle Ribeiro, que vai suceder ao camaronês Gana Fofang na coordenação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau.
(AIM)
Lusa/SN
(AIM) "
FONTE: SAPOMZ/AIM

Sem comentários:

Publicar um comentário