quarta-feira, 20 de agosto de 2014

GAS E PETROLEO EM PEMBA CABO DELGADO MOÇAMBIQUE BASE LOGISTICA LANÇADA HOJE PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA ARMANDO EMILIO GUEBUZA

"20 Agosto de 2014 | 10h08 

Presidente moçambicano lança construção de base logística de Pemba

Pemba - O presidente moçambicano, Armando Guebuza, lança nesta quarta-feira, na cidade de Pemba (norte de Moçambique), a primeira pedra da construção da primeira fase da base logística de gás e petróleo, orçada em mais de 112 milhões de euros.

Presidente de Moçambique, Armando Guebuza
Foto: angop
Segundo uma nota de imprensa da estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), accionista de referência do empreendimento, a infra-estrutura será edificada no Porto de Pemba, província de Cabo Delgado, estando projectada a construção de um cais com cerca de 300 metros, instalações para produção e montagem de equipamento submarino, edificação de vias de acesso, bem como áreas de armazenamento de equipamento e oficinas mecânicas, para o apoio a indústria de gás e petróleo da região.

As obras de construção da primeira fase da Base Logística de Pemba vão terminar em 2016, dois anos antes do início da produção de gás que será extraído da bacia do Rovuma, norte de Moçambique.

A infra-estrutura foi concessionada pelo Governo moçambicano à Portos de Cabo Delgado (PCD), uma sociedade constituída pela ENH e pela companhia Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM). 

 Para a implementação do projecto de construção da Base Logística de Pemba, a PCD fez uma subconcessão do empreendimento à ENHILS SA, formada pela companhia ENH, com 51% do capital, e pela nigeriana Orlean Invest, com 49 por cento.
 
 Além da Base Logística de Pemba, a ENHILS SA será igualmente responsável pela construção do terminal portuário e logístico de Palma, também na província de Cabo Delgado, que irá igualmente desempenhar a função de estrutura de apoio a indústria de hidrocarbonetos da região."
FONTE: NEWSBRIEF e ANGOP

Sem comentários:

Enviar um comentário