quinta-feira, 7 de junho de 2012

AGGREKO, SHANDUKA GROUP E EDM CONSTITUEM GRUPO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CENTRAL ELECTRICA UTILIZANDO GAS DE TEMANE EM MOÇAMNBIQUE COM INICIO ESTE ANO

Continuam esforços para suprir défice de electricidade
Continuam esforços para suprir défice de electricidade. Novos parceiros entram na central a gás natural a erguer em Ressano Garcia . A AGGREKO, especialista em soluções de potência provisórias sedeada no Reino Unido, e a sociedade holding de investimentos sul africana Shanduka Group, anunciaram ontem um projecto de construção de uma central eléctrica de 107 MW, que usará gás do parque de gás de Temane em Moçambique, a fim de fornecer potência provisória à Eskom da África do Sul e a sua homóloga moçambicana, Electricidade de Moçambique (EDM).
Maputo, Quinta-Feira, 7 de Junho de 2012:: Notícias . O projecto, resultante das discussões iniciadas entre a Aggreko, o Shanduka Group, a Eskom e a EDM no início de 2011, tendo sido aprovado pelo regulador energético sul africano NERSA assim como pelos Ministérios da Energia e das Empresas Públicas daquele país – permitirá o arranque da central eléctrica no início do terceiro trimestre deste ano.  Segundo um comunicado recebido ontem na nossa Redacção, os acordos de aquisição de energia ficam sujeitos ao integral cumprimento pelas partes de um determinado número de condições. A capacidade de produção energética desta unidade será dividida entre duas empresas, sendo 15 MW para a EDM 15 MW e 92 MW para a ESKOM.
A central eléctrica será construída no local da Gigawatt Moçambique SA, como parte do seu Contrato de Concessão em Ressano Garcia, na fronteira Moçambique / África do Sul. A Aggreko será responsável pela construção das interligações do gás, uma subestação importante, e 1,5 quilómetros de linhas de transmissão de 225 kV, em conformidade com os contratos celebrados com a Matola Gas Company SA e a Gigawatt Mozambique SA. Estima-se que este será o primeiro projecto de uma empresa privada para fornecimento de uma solução energética transfronteiriça para duas centrais na África Austral. Ambos os países obterão uma boa parte da energia de que necessitam para a prossecução de projectos de investimento.O valor total do projecto rondará os 250 milhões de dólares e prolongar-se-á por dois anos, incluindo os custos de combustível.Rupert Soames, Administrador Executivo da Aggreko, disse tratar-se de um importante contrato para a empresa e para a África Austral, destacando as vantagens de uma mútua cooperação para um bem comum.  Para aquele executivo, a África Austral está a atravessar um crescimento forte e sustentado e a procura de energia é um problema relevante. "A parceria com a Aggreko dá ao grupo Shanduka a oportunidade de contribuir para um "pool" energético na África Austral. Este projecto apoiará a nossa visão de criar mais-valias e marcar a diferença. O grupo Shanduka terá a seu cargo o emprego e a formação profissional de cerca de 100 pessoas locais, liderando ainda o processo de compras, de modo a assegurar que as empresas sul-africanas irão beneficiar." – Comentou Phuti Mahanyele, CEO, Shanduka Group".
Por seu turno, Hilary Joffe, porta-voz da Eskom, disse que "damos o maior apoio a este projecto transfronteiriço inovador e esperamos que a central de Ressano Garcia esteja a funcionar no início do terceiro trimestre."Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário